Sustentabilidade

Governo assinou 14 concessões para exploração mineira em apenas um dia

Contratos celebrados incluem projetos que têm sido alvo de protestos, como o da exploração de Lítio, na Covilhã
Exploração mineira
Exploração mineira
PUB

No passado dia 28 de outubro, foram celebrados 14 contratos de exploração mineira entre o Estado e várias empresas, avançou hoje, quinta-feira, o Jornal Público. No pacote estão incluídos projetos que têm sido alvo de contestação pública, como a exploração de lítio por parte da Pann, na Covilhã, e a exploração de volfrâmio pela Mineralia, em Montalegre.

Apesar de terem sido assinados os contratos de concessão, as empresas ainda não podem avançar com a exploração, uma vez que necessitam de ter os estudos de impacto ambiental concluídos, assim como as declarações de impacto ambiental favoráveis ou favoráveis condicionadas e os planos de lavras aprovados. O prazo para obter as autorizações é de dois anos.

PUB

No mesmo dia, a Direção-Geral de Energia e Geologia assinou contratos para a pesquisa de ouro, prata, chumbo, zinco cobre, lítio, tungsténio, estanho e outros depósitos minerais ferrosos e minerais metálicos associados em Bragança, Macedo de Cavaleiros, Mirandela, Vinhais e Valpaços.

PUB

Também foram celebrados contratos para a exploração de cobre, chumbo e zinco, em Grândola, de tungsténio e estanho em Armamar e de quartzo e feldspato em Vila Nova de Foz Côa e Almeida.

PUB

Contratos para a exploração de caulinos em Leiria, Alcácer do Sal e Rio Maior, e a prospeção e pesquisa do mesmo minério em Cantanhede, assim como para a pesquisa de ouro, prata, chumbo e zinco em Portalegre e Borba foram também assinados.

A exploração do lítio pode ser uma grande fonte de receita para o país uma vez que a procura tem vindo a aumentar nos últimos anos. No entanto os ambientalistas a nível mundial tem reclamado contra a exploração do lítio, pelo que o tema não é consensual. O elemento mineral é usado para a produção de baterias. 

Continuar a ler
Home
Cidades
Novas cidades no mundo fazem disparar investimentos
Mobilidade
Veículo elétrico: Stress ou anti-stress?
Evasão
Sugestão de viagem: os 10 castelos mais visitados