Sustentabilidade

Faro e Funchal entre as três cidades na Europa com melhor qualidade de ar

Análise da AEA concluiu que 97% da população urbana na Europa está exposta a níveis não saudáveis de partículas
Texto

Faro e Funchal estão entre as três cidades na Europa com melhor qualidade de ar nos anos 2020 e 2021. A análise foi feita pela Agência Europeia do Ambiente (AEA) que divulgou o barómetro atualizado que inclui mais de 340 cidades.

Faro surge em segundo lugar e Funchal em terceiro por terem níveis médios de partículas finas, conhecidas por PM2,5, considerados bons. O primeiro lugar foi para Umeå, na Suécia, tendo sido esta considerada a cidade com o ar mais limpo da Europa. Na galeria, podes ver quais são as dez cidades europeias com melhor qualidade do ar. 

Lisboa é a terceira cidade portuguesa a aparecer no ranking, ocupando o 82.º lugar com uma qualidade do ar considerada razoável.

Funchal, Portugal

Para criar o barómetro, foram tidos em consideração os níveis de PM2,5 obtidos a partir de mais de 400 estações de monitorização nos últimos dois anos. A análise é feita às PM2,5 uma vez que estas são as que causam mais efeitos graves na saúde, tendo maior impacto em termos de mortes prematuras e doenças.

Uma conclusão interessante da AEA é que, tendo por base os valores máximos estabelecidos pela Organização Mundial de Saúde para exposição a longo prazo, apenas 11 cidades europeias das 343 não excedem os cinco microgramas por metro cúbico de ar de PM2,5.

Desta forma, 97% da população urbana da Europa está sujeita a quantidades de partículas superiores às consideradas saudáveis.

Padova, Itália

Se for tido em consideração o valor limite da União Europeia - 25 microgramas por metro cúbico de ar -, o a valor foi apenas ultrapassado nas três cidades mais poluídas: Padova e Cremona, em Itália, e Nowy Sacz, na Polónia.

No barómetro, a AEA analisou também os progressos dos Estados-membros em relação aos compromissos de redução de emissões. Neste caso, apenas 13 países cumpriram os compromissos em relação aos cinco poluentes fixados e os restantes 14 falharam pelo menos em um dos poluentes.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
Vê como fica o preço dos combustíveis na próxima semana
Já é possível carregar o passe Andante e bilhetes ocasionais no Porto com telemóvel
Vais poder andar de táxi aéreo em breve. Primeiro eVTOL já foi entregue a cliente