Sustentabilidade

Concentração de gases com efeito de estufa na atmosfera bate recordes

Relatório de organização especializada das Nações Unidas expõe subida continuada dos níveis de metano, dióxido de carbono e óxido nitroso
Texto
Aumento de gases com efeito de estufa na atmosfera (foto: pixabay)
Aumento de gases com efeito de estufa na atmosfera (foto: pixabay)

Os níveis de gases com efeito de estufa têm vindo a aumentar nos últimos anos e chegaram mesmo a valores recorde em 2021. A conclusão é da Organização Meteorológica Mundial (OMM), dada a conhecer através de um relatório que acaba de publicar.

O organismo especializado das Nações Unidas para os temas do comportamento da atmosfera terrestre e do clima indica que o metano é o gás cuja presença na atmosfera mais aumentou. Os respetivos níveis registaram o maior incremento anual desde que a sua presença começou a ser medida há quase 40 anos.

Segundo a OMM, citada pela Lusa, o aumento dos níveis de metano é mais evidente em zonas tropicais e, sobretudo, em zonas pantanosas, onde o aquecimento global poderá estar a acelerar a decomposição da matéria orgânica. A organização avança que o motivo pode dever-se a uma combinação de causas naturais e atividade humana.

Gases com efeito de estufa - AWAY
Gases com efeito de estufa (foto: Kin Cheung/ AP)

O metano não é, no entanto, o único gás com efeito de estufa a estar cada vez mais presente na atmosfera. A concentração de dióxido de carbono, responsável por 80% do aquecimento global, também aumentou entre 2020 e 2021 e a níveis acima da média da última década.

Quanto aos níveis de óxido nitroso, terceiro gás com mais impacto em matéria de alterações climáticas, também continuam a aumentar.

De acordo com Petteri Taalas, secretário-geral da OMM, lamentavelmente os cortes de emissões que se verificaram em muitos países (até mesmo os provocados pela pandemia de covid-19) não tiveram ainda um reflexo positivo na atmosfera.

Perante os resultados apurados, o organismo advertiu que é necessária mais ambição para conter as alterações climáticas.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
5 formas de aproveitares as borras de café e dar-lhes uma nova vida
Bolt já fez mais de 600 mil quilómetros com animais a bordo em Portugal
Mundo vive branqueamento em massa de corais pela segunda vez em 10 anos