Sustentabilidade

África e Ásia têm os países e cidades mais poluídas do mundo

Estudo a nível global analisou a concentração de partículas em suspensão que causam danos pulmonares
Texto

Qual é o país com maior nível de poluição em todo o mundo? E a cidade? Um estudo de âmbito global, conduzido por uma empresa suíça fabricante de purificadores de ar, estabeleceu um ranking dos locais mais poluídos do planeta e colocou o Chade e a cidade de Lahore no primeiro lugar.

A quinta edição do World Air Quality Report (2022), levado a cabo pela IQAir, analisou a qualidade do ar com base na concentração de partículas em suspensão que causam danos pulmonares, conhecidas como PM2,5.

Islamabad, Paquistão - AWAY
Islamabad, Paquistão (foto: Taimur Dee/ Creative Commons)

Os dados obtidos a partir de 30 mil estações de monitorização da qualidade do ar, espalhadas por 131 países, territórios e regiões, permitiram concluir que a cidade de Lahore, no Paquistão, é a mais poluída do mundo, com uma concentração de 97,4 microgramas de partículas PM2,5 por metro cúbico.

A cidade chinesa de Hotan ficou colocada no segundo lugar (94,3 microgramas), seguida das cidades indianas de Bhiwadi (92,7) e Nova Deli (92,6).

Quais os países mais poluídos do mundo?

Curiosamente, no ranking por países a Índia ocupa apenas o 8º lugar dos mais poluídos do mundo, com 53,3 microgramas de partículas PM2,5 por metro cúbico. A liderança pertence ao Chade (89,7), seguido de Iraque (80,1) Paquistão (70,9) e Bahrain (66,6).

O top 5 fica completo com o Bangladesh (65,8), país que no relatório de 2021 tinha sido considerado o mais poluído em todo o planeta.

Bagdade, Iraque - AWAY
Bagdade, Iraque (foto: MohammadHuzam/ Creative Commons)

Considerando que a Organização Mundial de Saúde recomenda uma concentração máxima de cinco microgramas de partículas PM2,5 por metro cúbico, o mais recente estudo da IQAir vem sublinhar que uma em cada 10 pessoas a nível mundial vive numa zona onde a poluição atmosférica representa uma ameaça para a saúde.

De acordo com o relatório, apenas seis países têm uma concentração de partículas abaixo do recomendado - Austrália, Estónia, Finlândia, Granada, Islândia e Nova Zelândia.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
5 formas de aproveitares as borras de café e dar-lhes uma nova vida
Bolt já fez mais de 600 mil quilómetros com animais a bordo em Portugal
Mundo vive branqueamento em massa de corais pela segunda vez em 10 anos