Sustentabilidade

Continental aposta na produção de pneus de base sustentável

Empresa vai integrar casca de arroz, borracha reciclada e garrafas de plástico no fabrico dos seus produtos
Texto
Pneus Continental com materiais reciclados (foto: divulgação)
Pneus Continental com materiais reciclados (foto: divulgação)

Até 2050 o objetivo da Continental é claro: produzir todos os pneus utilizando apenas materiais sustentáveis. No desenvolvimento desse processo, o fabricante está já a identificar as matérias-primas fundamentais para a produção de pneus no futuro.

Produtos residuais da agricultura (como as cinzas das cascas de arroz), borracha de dente-de-leão, borracha reciclada, ou garrafas PET. Estes são alguns dos materiais que os engenheiros e investigadores da Continental acreditam irão fazer parte do fabrico de pneumáticos.

Atualmente, são utilizados cerca de 15 a 20% de materiais renováveis ou reciclados num pneu de automóvel de passageiros da Continental. A marca alemã assegura, contudo, estar empenhada em aumentar essa percentagem, pelo que analisa e revê continuamente todas as matérias-primas utilizadas na produção de pneus.

Borracha reciclada - AWAY
Borracha reciclada (foto: divulgação)

A sílica, componente usado no fabrico de pneus que contribui para otimizar a aderência, a resistência ao rolamento e a sua vida útil, é um dos que, no futuro, pode vir a ter uma base mais sustentável. Neste caso usando a casca de arroz, um produto residual da produção do cereal que não pode ser utilizado como alimento ou ração de animais.

Também os óleos vegetais, como o óleo de colza e as resinas à base de materiais residuais das indústrias do papel e da madeira, podem integrar o fabrico de pneus, de acordo com a Continental.

Outro dos pontos onde a empresa se foca é a economia circular, com a reutilização de pneus em fim de vida. Nesse sentido, está a trabalhar com a Pyrum Innovations no desenvolvimento de um processo especial de pirólise para reciclar as matérias-primas de pneus velhos, ao mesmo tempo que procede à reciclagem destes por via mecânica.

A Continental está ainda a trabalhar com parceiros para obter fios de poliéster de alta qualidade para os seus pneus a partir de garrafas PET recicladas. Com a sua tecnologia ContiRe.Tex, o fabricante consegue reutilizar entre nove a quinze garrafas de plástico por cada pneu.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
8 dicas para andares em segurança na estrada esta Páscoa
O novo Hyundai Kauai EV: De olhos postos no futuro
A primavera chegou. 7 dicas para navegar a época das alergias