Sustentabilidade

Redes de pesca abandonadas no mar com nova vida em tomadas e interruptores

Linha de interruptores e tomadas usa composto com pegada de carbono 82% inferior à do material usado em produtos similares
Texto
Plástico do mar ganha nova vida em interruptores e tomadas
Plástico do mar ganha nova vida em interruptores e tomadas

Fabricar tomadas e interruptores para uso doméstico a partir de plásticos que se encontram no mar? A ideia é da Schneider Electric, multinacional que se dedica à transformação digital da gestão de energia e pretende promover a sustentabilidade através da poupança de recursos e do conceito de economia circular.

Os novos produtos para casas inteligentes e sustentáveis da gama “Merten” são produzidos a partir de redes de pesca de poliamida recolhidas no Oceano Índico e no Mar Arábico.

A Schneider Electric está, assim, a contribuir para a redução das 640 mil toneladas de redes de pesca que todos os anos são abandonadas no oceano, oferecendo uma gama de produtos mais sustentável.

Os interruptores e tomadas já estão disponíveis no mercado e foram reconhecidos pela sua inovação – o interruptor Merten Ocean Plastic recebeu o Innovation Award na CES 2022, na categoria de sustentabilidade.

O processo de produção dos novos modelos Merten Ocean Plastic implica transformar os resíduos de redes de pesca em plástico técnico de alta qualidade, passível de ser utilizado em dispositivos elétricos. Trata-se de um composto que apresenta uma pegada de carbono 82% inferior à do nylon 6 tradicional, utilizado no fabrico de produtos similares.

Para a criação dos novos produtos, a Schneider Electric estabeleceu uma parceria com a DSM, empresa de origem neerlandesa especializada em Saúde, Nutrição e Biociências. Esta colabora com diversas comunidades locais na Índia para recuperar e recolher as redes de pesca descartadas, o que lhe permite beneficiar, de forma significativa, o ambiente e a economia local.

Em paralelo, e ainda na temática da sustentabilidade, a Schneider Electric renovou as embalagens dos seus produtos, eliminando todos os materiais de plástico de utilização única e não recicláveis do processo de acondicionamento.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
8 dicas para andares em segurança na estrada esta Páscoa
O novo Hyundai Kauai EV: De olhos postos no futuro
A primavera chegou. 7 dicas para navegar a época das alergias