Sustentabilidade

Continental lança pneus feitos a partir de garrafas de plástico recicladas

Pneus mais ecológicos vão ser produzidos na fábrica da Continental, em Portugal
Garrafas de plástico transformam-se em pneus da Continental
Garrafas de plástico transformam-se em pneus da Continental

A Continental vai iniciar um processo de produção em série de poliéster reciclado, que será utilizado em três tipos de pneus . Obtido a partir de garrafas de plástico PET, este novo material substitui o poliéster convencional na carcaça dos pneus.

Os pneus são produzidos na fábrica da Continental, na Lousada, através de uma tecnologia de nome ContiRe.Tex. Esta utiliza um processo de reciclagem especial, em que as garrafas são separadas e limpas mecanicamente, depois das tampas das mesmas serem removidas. Após a trituração mecânica, o PET é posteriormente transformado em granulado e, depois, em fio de poliéster.

Para criar o poliéster, a Continental utiliza garrafas de regiões sem um circuito fechado de reciclagem, ou seja, zonas em que não existe um processo onde os resíduos, depois de tratados, são usados para produzir o produto original.

Cada conjunto de quatro pneus standard para um automóvel de passageiros leva cerca de 40 garrafas PET recicladas.

O novo material será utilizado em algumas dimensões dos pneus PremiumContact 6, EcoContact 6 e AllSeasonContact.

Esta tecnologia foi anunciada em setembro de 2021 e foi aplicada pela primeira vez, em fevereiro de 2022, em pneus produzidos especialmente para a segunda temporada da série de corridas all-electric Extreme E.

Os veículos de apoio ao Tour de France deste ano serão também exclusivamente equipados com estes pneus mais sustentáveis.

Continuar a ler
Home
Combustíveis: gasóleo vai finalmente descer na próxima segunda-feira
Supervan desportiva de entregas rápidas com 1.470 kW
Carros elétricos usados. Uma boa opção? O que ter em conta?