A Bentley Motors tem estado focada em reduzir a sua pegada ambiental e parece que as medidas implementadas estão a começar a dar fruto. O fabricante automóvel recebeu o selo Net Zero Plastic to Nature da South Pole, uma organização que ajuda companhias por todo o mundo a criar programas para reduzirem as suas emissões.
Como parte da estratégia Beyond100, criada para ajudar a marca a atingir a neutralidade carbónica até 2030, a Bentley pretende reduzir a utilização de plástico sempre que possível, assim como passar a reutilizar o material com mais frequência e compensar sempre que não for possível abdicar do plástico.
Para tal, juntou-se à South Pole que analisou toda a cadeia do fabricante, desde logística até ao momento em que os veículos novos são enviados para os concessionários, e identificou que a Bentley tem uma pegada de plástico de 165,4 toneladas.
Apesar de grande parte do plástico usado ser já reciclado, há ainda uma pequena quantidade que não é processada. Para mitigar e compensar, a Bentley passou a apoiar dois projetos da South Pole que gestão de lixo plástico e de reciclagem: o Neela Saga, na Índia, e o Second Life, na Tailândia.
A análise levada a cabo pela organização levou também a que o construtor automóvel reduzisse a quantidade de protetores à base de plástico de 13 para seis. Sempre que não for necessário abdicar do plástico, a marca procura usar plástico leve e com baixo impacto de CO2.
Até agora, Bentley reduziu em 12 toneladas por ano a quantidade de plástico usado no processo de acondicionamento dos veículos.
O próximo passo, diz a empresa, é conseguir que os seus fornecedores comecem também a utilizar menos plástico para embalar as peças.