Sustentabilidade

Microsoft democratiza acesso a dados para combater alterações climáticas

Empresa disponibiliza tecnologias de inteligência artificial, “machine learning” e modelação estatística a ONG e outros organismos
Texto
Alterações climáticas (Foto: Pixabay)
Alterações climáticas (Foto: Pixabay)

No âmbito do patrocínio à Cimeira do Clima COP27, a Microsoft está a alargar a sua colaboração com ONG, organismos de investigação e governos, no esforço conjunto de combate às alterações climáticas através da democratização do acesso a dados.

Com a cimeira das Nações Unidas dedicada às alterações climáticas como pano de fundo, a empresa tecnológica anunciou uma expansão do seu “Laboratório de Investigação AI for Good” para o Cairo, no Egipto, e para Nairobi, no Quénia.

A Microsoft vai disponibilizar as suas tecnologias e experiência em inteligência artificial, “machine learning” e modelação estatística, o que permitirá criar uma equipa de cientistas de dados em África que irá trabalhar para melhorar a resiliência climática.

África Microsoft - AWAY
Microsoft democratiza acesso a dados no continente africano (Foto: H. Cornelissen/ Pexels)

Em paralelo, a tecnológica reforçou a parceria com a Planet Labs, empresa com 200 satélites em órbita que diariamente captam mais de 25 terabytes de imagens.

Aliadas à tecnologia de inteligência artificial da Microsoft, as imagens do continente africano recolhidas pela Plantet Labs vão facilitar às empresas, governos e investigadores a tomada de decisões estratégicas.

Ainda no domínio do acesso a dados de alta qualidade, a Microsoft lançou o Global Renewables Watch, o primeiro atlas capaz de mapear e medir todas as instalações solares e eólicas em escala real na Terra.

Mais uma vez com recurso a inteligência artificial e imagens de satélite, esta solução fornecerá dados que vão ajudar cientistas de dados e decisores políticos a compreender as oportunidades e lacunas das energias renováveis. Assim, estes poderão encontrar mais facilmente opções mais eficientes e eficazes.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
A pensar nas férias? Este destino português tem prémio de sustentabilidade
5 formas de aproveitares as borras de café e dar-lhes uma nova vida
Bolt já fez mais de 600 mil quilómetros com animais a bordo em Portugal