Sustentabilidade

Startup nacional distinguida por tecnologia que evita desperdício têxtil

Smartex.Ai criou uma solução inovadora que deteta irregularidades na produção de tecidos logo numa fase inicial
Texto
Smartex.Ai criou solução inovadora para a indústria têxtil
Smartex.Ai criou solução inovadora para a indústria têxtil

Fundada por três antigos alunos da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, a Smartex.Ai é uma startup portuguesa com uma solução muito inovadora destinada à industria têxtil e que acaba de ser distinguida com o Born from Knowledge (BfK) Awards, atribuído pela Agência Nacional de Inovação (ANI), no âmbito dos Altice International Innovation Awards (AIIA).

A solução desenvolvida por esta empresa utiliza um algoritmo de Inteligência Artificial (IA) que é capaz de detetar imperfeições na produção de tecidos logo numa fase inicial da cadeia de produção e com uma rastreabilidade muito próxima dos 100 por cento. Isto permite evitar a utilização de tecidos com defeito no fabrico de novas peças e que acabariam por ser desperdiçadas mais tarde por esse mesmo motivo.

Todo este processo dá origem a uma significativa redução nos custos de cada empresa, através de uma melhor utilização de materiais, sendo que a Smartex.Ai até consegue garantir um retorno do investimento em menos de um ano, além dos benefícios ambientais significativos que este processo também representa.

Segundo dados divulgados pela própria empresa, a utilização desta solução representa uma poupança anual de mais de dois milhões de toneladas de água, 166.320 kWh de energia e de 41.338 quilos de emissões de CO2.

A Smartex.Ai já conta atualmente com o financiamento de alguns dos principais produtores mundiais da industria têxtil e está a prever fechar o seu ano com uma carteira de encomendas avaliada em cerca de 1,2 milhões de euros, provenientes de Portugal, Itália e Turquia, sendo expectável a sua expansão para o mercado chinês num curto espaço de tempo.

(Fotos: Captura e M. Poole e L. Kumar/Unsplash)

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
Vê como fica o preço dos combustíveis na próxima semana
Já é possível carregar o passe Andante e bilhetes ocasionais no Porto com telemóvel
Vais poder andar de táxi aéreo em breve. Primeiro eVTOL já foi entregue a cliente