Sustentabilidade

Sabias que é possível recuperar ouro a partir de lixo eletrónico?

Companhia do Reino Unido vai abrir fábrica para recuperar ouro de placas de circuito de computadores e telemóveis
Texto
De lixo a ouro
De lixo a ouro

Com o objetivo de contribuir para uma economia circular e ajudar a dar um novo fim às toneladas de resíduos eletrónicos, a The Royal Mint, uma companhia do Governo que produz moedas, vai avançar com a construção de uma fábrica para recuperar ouro de placas de circuito de computadores e telemóveis.

De acordo com a empresa, esta será a primeira fábrica do estilo no mundo e ficará localizada no País de Gales. Deverá começar a operar em 2023.

Graças a uma técnica química patenteada pela Excir, uma empresa canadiana, a The Royal Mint irá recolher o ouro presente nas placas de circuitos de resíduos eletrónicos em fim de vida utilizando um método que recupera 99% do material precioso.

Estimam que serão capazes de processar 90 toneladas de placas por semana, vindas do Reino Unido. Desta forma, serão gerados centenas de quilogramas de ouro por ano que serão usados no negócio da companhia britânica.

Descobre o processo no vídeo abaixo (em inglês):

A The Royal Mint refere ainda que todo a placa de circuitos será processada de forma a preservar os recursos naturais por mais tempo.

Todos os anos, mais de 50 milhões de toneladas de resíduos elétricos são produzidos a nível mundial e menos de 20% são reciclados. Ao dar um novo fim ao material que iria para o lixo, a empresa contribui para uma economia circular e para a redução do impacto ambiental do lixo eletrónico, ao mesmo tempo que cria uma nova fonte do metal precioso para usar no negócio.

(Fotos: The Royal Mint)

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
A pensar nas férias? Este destino português tem prémio de sustentabilidade
5 formas de aproveitares as borras de café e dar-lhes uma nova vida
Bolt já fez mais de 600 mil quilómetros com animais a bordo em Portugal