Imagina um mundo em que não será necessário criar frangos e galinhas para consumo. Parece algo impossível, mas não o é. A solução está na ciência e no trabalho desenvolvido pela Upside Foods, uma empresa da Califórnia focada na sustentabilidade e tecnologia alimentar.
O conceito vai parecer estranho, mas digamos que faz parte da evolução. Há centenas de anos, comíamos apenas o que caçávamos. Depois começámos a criar animais para consumo alimentar. Parece que o passo seguinte poderá ser apenas criar a carne em laboratório e de forma sustentável.
A Upside Foods existe desde 2015 e desde então procura encontrar uma forma de desenvolver carne a partir de laboratório. Parece que já o conseguiram e a própria Administração de Alimentos e Medicamentos, a famosa FDA, já deu luz verde ao produto, concluindo que é seguro para consumo humano.
Cientistas criaram ovo que não nasce de uma galinha
O processo que a Upside Foods desenvolveu parece simples. A partir de uma amostra de células primárias (células retiradas de tecido vivo) de uma galinha, a equipa de cientistas consegue identificar um conjunto de células que têm a capacidade para produzir carne de qualidade. O processo, explica a empresa, chama-se imortalização.
Esta linha de células identificadas pelos cientistas pode ser usada por vários anos para produzir carne sem ser necessário matar centenas de milhares de animais para alimentação.
Lê aqui: Flyfeed acredita que insetos são a proteína do futuro
A partir daqui, é quase como fazer crescer um animal. Alimenta-se as células com uma mistura especial enquanto estas ficam numa espécie de incubadora que mantém uma determinada temperatura e nível de oxigénio. E assim vai crescendo o tecido até estar pronto para ser colhido ao fim de três semanas.
De acordo com a Upside Foods, a carne deles parece galinha, cozinha-se como galinha e sabe a galinha. Só nunca chega a estar verdadeiramente viva.
O trabalho da empresa começou no frango apenas porque é a carne mais consumida nos Estados Unidos e é popular na gastronomia um pouco por todo o mundo. No entanto, a ideia da Upside Down é por outras carnes no mercado, como almôndegas de vaca ou até carne de pato.
A sustentabilidade na carne feita em laboratório
A sustentabilidade é uma das bandeiras da Upside Foods. O facto de com apenas uma galinha alimentarem milhares de pessoas permite poupar muitos recursos.
De acordo com a empresa, a carne cultivada em laboratório usa menos 77% de água e 62% de terra do que a carne dita convencional. Para tornar o processo ainda mais sustentável, as instalações da Upside Foods usam apenas energia 100% renovável.
Agora, com estas vantagens todas, estás preparado para um futuro em que a tua carne sai diretamente do laboratório para a cozinha?