Sustentabilidade

Pode um único frango ou galinha alimentar milhões de pessoas?

Sustentabilidade alimentar: Upside Foods está a cultivar carne de frango em laboratório. E sim, é apenas a carne
Texto

Imagina um mundo em que não será necessário criar frangos e galinhas para consumo. Parece algo impossível, mas não o é. A solução está na ciência e no trabalho desenvolvido pela Upside Foods, uma empresa da Califórnia focada na sustentabilidade e tecnologia alimentar.

O conceito vai parecer estranho, mas digamos que faz parte da evolução. Há centenas de anos, comíamos apenas o que caçávamos. Depois começámos a criar animais para consumo alimentar. Parece que o passo seguinte poderá ser apenas criar a carne em laboratório e de forma sustentável.

carne feita em laboratório - AWAY
Hambúrguer de frango da Upside Foods

A Upside Foods existe desde 2015 e desde então procura encontrar uma forma de desenvolver carne a partir de laboratório. Parece que já o conseguiram e a própria Administração de Alimentos e Medicamentos, a famosa FDA, já deu luz verde ao produto, concluindo que é seguro para consumo humano.

Esta linha de células identificadas pelos cientistas pode ser usada por vários anos para produzir carne sem ser necessário matar centenas de milhares de animais para alimentação.

A partir daqui, é quase como fazer crescer um animal. Alimenta-se as células com uma mistura especial enquanto estas ficam numa espécie de incubadora que mantém uma determinada temperatura e nível de oxigénio. E assim vai crescendo o tecido até estar pronto para ser colhido ao fim de três semanas.

carne Upside foods - AWAY
Upside Foods vai trabalhar também em almôndegas de vaca

De acordo com a Upside Foods, a carne deles parece galinha, cozinha-se como galinha e sabe a galinha. Só nunca chega a estar verdadeiramente viva.

O trabalho da empresa começou no frango apenas porque é a carne mais consumida nos Estados Unidos e é popular na gastronomia um pouco por todo o mundo. No entanto, a ideia da Upside Down é por outras carnes no mercado, como almôndegas de vaca ou até carne de pato.

A sustentabilidade na carne feita em laboratório

A sustentabilidade é uma das bandeiras da Upside Foods. O facto de com apenas uma galinha alimentarem milhares de pessoas permite poupar muitos recursos.

galinhas - AWAY
Carne de laboratório é mais sustentável do que convencional (Foto: Verstappen Photography/Unsplash)

De acordo com a empresa, a carne cultivada em laboratório usa menos 77% de água e 62% de terra do que a carne dita convencional. Para tornar o processo ainda mais sustentável, as instalações da Upside Foods usam apenas energia 100% renovável.

Agora, com estas vantagens todas, estás preparado para um futuro em que a tua carne sai diretamente do laboratório para a cozinha?

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
Vais poder andar de táxi aéreo em breve. Primeiro eVTOL já foi entregue a cliente
Podes ser multado por levares o teu cão sem cinto de segurança no carro? Conhece as regras
Mais uma marca chinesa em Portugal. XPeng chega já este ano