Sustentabilidade

Grupo Volkswagen utilizará aço com baixas emissões de carbono em 2025

Aço produzido com recurso a hidrogénio e energias renováveis irá permitir a redução de 95% das emissões de carbono
Texto
Volkswagen usa aço verde (Foto: Salzgitter AG)
Volkswagen usa aço verde (Foto: Salzgitter AG)

Parceiras há mais de 60 anos, as empresas Grupo Volkswagen e Salzgitter AG assinaram um memorando de entendimento para o fornecimento de aço com baixas emissões de carbono a partir do fim de 2025.

O acordo implica que o chamado aço verde que a Salzgitter AG passará a fabricar numa nova linha de produção, na sua sede na Baixa Saxónia, Alemanha, terá a Volkswagen como um dos seus primeiros clientes. O grupo construtor automóvel anunciou que o utilizará em importantes projetos futuros, nomeadamente na produção do modelo totalmente elétrico Trinity1, com início marcado para 2026, na unidade de Wolfsburgo.

O recurso ao hidrogénio e às energias renováveis na produção da nova tipologia de aço a partir de 2025 irá permitir a redução de 95% das emissões de carbono, de acordo com a Salzgitter AG.

O esforço conjunto para a redução das emissões associadas ao metal necessário para a produção de automóveis, não é, no entanto, algo que só vá produzir efeitos daqui a três ou quatro anos.

A cooperação entre as duas empresas no tema do aço verde teve início no ano passado, altura em que a Volkswagen AG processou, pela primeira vez, uma pequena quantidade de aço baixo em CO2 (-66%) da Salzgitter AG. No decorrer de 2022, o construtor alemão planeia adquirir mais 3000 toneladas.

O processo de descarbonização de toda a cadeia de abastecimento do Grupo Volkswagen, inserido no seu objetivo de se tornar neutro em carbono em até 2050, tem ainda outro ponto-chave no que à parceria com a Salzgitter diz respeito. As duas empresas pretendem estabelecer um sistema de reciclagem de aço em circuito fechado, entre a principal fábrica do construtor, em Wolfsburgo, e a siderurgia integrada em Salzgitter.

O Grupo Volkswagen disponibilizará os resíduos de aço provenientes da sua produção à Salzgitter, que os irá fundir, transformar em novos produtos de aço e devolver à unidade de Wolfsburgo para o fabrico de automóveis. O objetivo passa por alargar este circuito fechado do aço a outros locais de produção do Grupo Volkswagen no futuro.

(Fotos: Salzgitter AG e Volkswagen)

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
5 formas de aproveitares as borras de café e dar-lhes uma nova vida
Bolt já fez mais de 600 mil quilómetros com animais a bordo em Portugal
Mundo vive branqueamento em massa de corais pela segunda vez em 10 anos