Sustentabilidade

Água quente está a derreter o Glaciar do Juízo Final

Artigos científicos publicados agora alertam para o impacto da água quente no glaciar da Antártida
Texto
Glaciar do Juízo Final a derreter (foto: Felton Davis/Flickr)
Glaciar do Juízo Final a derreter (foto: Felton Davis/Flickr)

O impacto das alterações climáticas continua a fazer-se sentir na Antártida, mesmo nas zonas mais isoladas. Cientistas descobriram que água quente está a entrar nos pontos fracos do Glaciar Thwaites, conhecido como Glaciar do Juízo Final, fazendo com que derreta mais depressa.

O glaciar em questão tem aproximadamente o tamanho do estado da Flórida, nos Estados Unidos, e, caso derreta completamente, poderá elevar o nível do mar em cerca de meio metro. Além disso, poderá também destabilizar outros icebergs na proximidade.

Glaciar do Juízo Final - AWAY
Glacier Thwaites, na Antártida (foto: NASA/James Yungel via Flickr)

Esta descoberta relativamente às infiltrações de água quente aconteceu naquela que foi a maior campanha no terreno alguma vez feita na Antártida, parte da colaboração internacional do Glaciar Thwaites.

Durante seis semanas, entre 2019 e 2020, 13 cientistas dos Estados Unidos e do Reino Unido utilizaram um robot aquático chamado Icefin para monitorizar a linha do glaciar que toca no oceano. As conclusões foram agora publicadas em dois artigos científicos no jornal Nature.

Durante a expedição, foi também possível observar que a linha do glaciar está a derreter menos do que o previsto em alguns dos modelos mais agressivos, estando a recuar cerca de cinco metros por ano.

Glaciar - AWAY
Aquecimento global está a derreter glaciares (foto: Matt Palmer/Unsplash)

Apesar de ser um cenário melhor do que o esperado, uma das cientistas envolvidas na expedição, Britney Schmidt alerta que ainda é fonte de preocupação, cita a Reuters.

Paul Cutler, diretor do programa Ciências da Antártida na Fundação de Ciência Natural e um dos responsáveis pela revisão dos artigos, refere que estas duas descobertas vão ajudar a desenvolver um modelo das alterações climáticas.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
A pensar nas férias? Este destino português tem prémio de sustentabilidade
5 formas de aproveitares as borras de café e dar-lhes uma nova vida
Bolt já fez mais de 600 mil quilómetros com animais a bordo em Portugal