Sustentabilidade

Nesta fábrica as paredes são feitas de plantas e não de tijolo

Unidade da Jakob no Vietname foi construída a pensar na sustentabilidade e na poupança energética
Texto

No Vietname, há uma fábrica que foi desenhada e construída tendo em consideração o ambiente. Com uma fachada coberta de plantas vivas, a unidade de produção e showroom da Jakob Rope Systems, uma empresa de produção de cabos de aço, é um mar de verde no meio dos edifícios em cimento do parque industrial próximo da cidade de Ho Chi Minh.

Desenhada pela empresa suíça Rollimarchini Architects e pela G8A Architects, a fábrica da Jakob tem por base os princípios da sustentabilidade e da poupança energética e é mais amiga do ambiente do que os outros edifícios na zona. Além disso, todo o design foi pensado para mitigar os impactos ambientais do clima tropical

A unidade é em forma de L e em vez de se estender na horizontal, cresce em altura para libertar espaço no chão para zonas verdes, diminuindo assim a sua pegada ambiental.

Fábrica com plantas no Vietname - AWAY
Fábrica verde Jakob Rope Systems (Foto: Oki Hiroyuki)

Aquilo que mais salta à vista olhando para o imponente edifício construído numa área de 30 mil metros quadrados é o facto de ser maioritariamente verde com áreas cinzentas a espreitar. Isto acontece porque não há paredes exteriores em tijolo e cimento.

Estruturas horizontais com jardineiras dão casa às plantas que protegem o interior do edifício da Jakob, garantindo a filtragem dos raios de sol, da chuva e das partículas de pó.

Num país tropical com dias quentes, é importante garantir uma temperatura confortável para trabalhar. A flora na fachada ajuda a manter a temperatura interior mais baixa, ao mesmo tempo que garante a circulação e purificação do ar. Assim evita-se a utilização de grandes ares condicionados. 

Pátio com material que escoa água - AWAY
Edifício e pátio (Foto: Oki Hiroyuki)

O pátio exterior que circunda o edifício tem ilhas verdes e um piso que permite que a água das chuvas tropicais seja facilmente escoada, evitando inundações muito típicas na zona.

Este ano, a empresa vai apostar na energia solar e vai instalar painéis fotovoltaicos no telhado do edifício e zonas circundantes. O novo sistema fotovoltaico deverá produzir mais de um milhão de killowatt hora (kWh) por ano, suficiente para suprir todas as necessidades energéticas da fábrica.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
Vê como fica o preço dos combustíveis na próxima semana
Já é possível carregar o passe Andante e bilhetes ocasionais no Porto com telemóvel
Vais poder andar de táxi aéreo em breve. Primeiro eVTOL já foi entregue a cliente