Numa altura em que o mundo está de olhos postos na COP26 – Cimeira do Clima, a Apple anunciou que 175 dos seus fornecedores comprometeram-se a usar fontes de energia renováveis no trabalho que fazem para a empresa. Esta transição vai trazer 9 GW de energia limpa para as redes elétricas.
O ano passado, a Apple já tinha dito que 70 fornecedores se tinham comprometido em utilizar energias renováveis como a eólica e a solar.
A empresa americana tem trabalhado para que os seus produtos tenham a menor pegada ecológica possível até 2030 e, para tal, precisa que toda a cadeia de fornecimento atinja a neutralidade carbónica.
A SK Hynix Inc, uma das empresas responsáveis por fazer chips usados em alguns produtos Apple, é uma das primeiras companhias sul-coreanas a juntar-se ao programa da empresa americana. A STMicroelectronics, empresa franco-italiana que produz chips e sensores para a marca de tecnologia, também se comprometeu com a utilização de energias limpas.
Neste momento, a Apple já tem fornecedores de 24 países a participarem no programa de energias renováveis.
A marca responsável pelo iPhone anunciou também que vai financiar dez projetos mais pequenos de energias renováveis virados para comunidades com menos recursos da África do Sul, Filipinas, Colômbia e da Oceti Sakowin, constituída por sete tribos Sioux, nos Estados Unidos.
(Fotos: Apple e Andy Wang/Unsplash)