Sustentabilidade

Inovação portuguesa torna rolhas de cortiça mais sustentáveis

Sistema da ESI Robotics ajuda Grupo Amorim a diminuir custos e emissão de gases poluentes relativos à logística
Texto

Um novo sistema robotizado desenvolvido pela portuguesa ESI Robotics permite ao Grupo Amorim reduzir em 30% o volume de transporte de rolhas de cortiça. A inovação traduz-se na diminuição de custos relacionados com logística, produto final e pegada ecológica.

Desenvolvido pela ESI Robotics, empresa especializada em soluções de robótica e automação industrial, especificamente para o Grupo Amorim, o maior a nível mundial na transformação de cortiça, o novo robot industrial de embalamento organiza as rolhas com o intuito de reduzir custos, mas também as emissões de CO2.

Sistema ESI Robotics - AWAY
Sistema ESI Robotics para rolhas do Grupo Amorim (foto: divulgação)

A solução patenteada a nível internacional e 100% portuguesa é constituída por uma célula totalmente autónoma, um sistema de paletização com robot articulado incorporado, uma palete otimizada para o contentor e caixas com revestimento alimentar.

Para além deste sistema, a ESI Robotics está a desenvolver mais duas linhas de produção para o embalamento de rolhas do Grupo Amorim. O projeto integra tecnologia IIoT (Industrial Internet of Things), que permite retirar dados de produção em tempo real e que possibilita a gestão eficiente da produção, previsão e controlo da necessidade de manutenção industrial.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
A pensar nas férias? Este destino português tem prémio de sustentabilidade
5 formas de aproveitares as borras de café e dar-lhes uma nova vida
Bolt já fez mais de 600 mil quilómetros com animais a bordo em Portugal