O concelho de Cascais vai passar a contar com um veículo totalmente elétrico na sua frota de pesados de recolha de resíduos sólidos urbanos. O camião de marca Volvo foi cedido pela empresa Auto Sueco Portugal e vai estar em operação no âmbito de um projeto piloto.
Irá durar aproximadamente três semanas o teste que a Cascais Ambiente, empresa municipal encarregue da recolha de resíduos urbanos no concelho, irá realizar com o Volvo FE Elétrico.
Trata-se de um camião com 27 toneladas de peso bruto, com até 200 km de autonomia, equipado com um sistema de recolha de resíduos sólidos urbanos dos holandeses da Terberg, também este 100% elétrico.
O projeto piloto que envolve a Auto Sueco e a Cascais Ambiente tem como objetivo testar as reais capacidades de um novo tipo de veículo de recolha de lixo que tem como principais vantagens não produzir quaisquer gases de efeito de estufa e não emitir ruído quando em circulação.
Já ouviste falar nos monstros a energia solar que comem plásticos de rios?
Em comunicado, a Cascais Ambiente sublinha que a utilização do camião elétrico em operação real contribui para os objetivos de descarbonização do município. Ao fabricante o teste vai permitir-lhe recolher os dados de que necessita para melhorar o protótipo e, em simultâneo, adaptá-lo da melhor forma às circunstâncias da operação em Portugal.