Os clientes Decathlon em três localidades na Bélgica foram surpreendidos com a mudança de nome para Nolhtaced da conhecida insígnia de venda de material desportivo. Mas o que se passa?
Nolhtaced é na verdade Decathlon escrito de trás para a frente, ou em reverso, e faz parte de uma supercampanha de marketing que tem um objetivo: apelar à revenda de produtos desportivos promovendo a sustentabilidade.
Ou seja, tens produtos Decathlon em tua casa que já não usas e que queres tentar vender para comprar mais modernos? A Nolhtaced vai-te comprar esses produtos de volta e vai dar-lhes “vida nova”!
A fabulosa ideia passa por um conceito de promoção da economia circular em que a Decathlon pega nos produtos que os clientes deixaram na loja e depois repara ou reconverte esses itens, para os voltar a vender com garantia dos especialistas de retalho desportivo.
Evere, Namur e Gent foram as cidades escolhidas para a ação que teve início esta semana e irá durar até 25 de novembro.
“Nós queremos ter a certeza que cada pessoa pode praticar desporto com a maior consciência ecológica possível”, referem responsáveis da Decathlon Bélgica em comunicado.
Esta é uma forma de a Decathlon promover a sua ação de recompra de produtos que existe em várias lojas por toda a Europa.
Campanha nas redes sociais (video em francês)
Há primeira vista mudar o nome da Decathlon para Nolhtaced para apenas uma ação de marketing, mas a empresa assegura que este é compromisso para com os clientes e com o ambiente. Ao mesmo tempo estes produtos recondicionados ou recuperados, com garantia, podem passar a ter uma nova vida útil na mão de outros desportistas.
A ação de recompra de produtos não é nova (a empresa refere que só na Bélgica já adquiriu cerca de 26 mil produtos, trocando-os por meio milhão de euros em vouchers), mas com esta “rebranding” temporal da marca, em três lojas, a Decathlon quis acentuar a sua missão também na promoção de uma sustentabilidade ambiental.
Esta campanha é acompanhada por uma massiva comunicação de marketing em redes sociais e pela troca de todo o “lettering” nas lojas nos três locais selecionados.