Sustentabilidade

Microcasa na árvore tem foco na sustentabilidade e na relação com natureza

Design da Koja, como é conhecida, participou no Concurso de Design da Polestar de 2021, tendo sido construída este ano
Texto

A Polestar pode ser mais conhecida pelos seus veículos elétricos, mas isso não quer dizer que não possa surpreender com novos conceitos que, apesar de se afastarem da mobilidade como a conhecemos, mantêm o foco no utilizador e na natureza. Neste caso, a marca sueca de veículos elétricos construiu a Koja, uma microcasa na árvore da designer finlandesa Kristian Talvitie.

O design da Koja foi apresentado no Concurso de Design da Polestar do ano passado, tendo recebido uma menção honrosa. Assim, na preparação para lançar a nova edição do concurso, a marca de automóveis decidiu dar vida à Koja, construindo-a na vila de Fiskars, na Finlândia.

O facto de representar a linguagem gráfica da Polestar ao mesmo tempo que se segue pelos mesmos valores de sustentabilidade foram os principais motivos que levaram o fabricante a construir a microcasa.

A Koja foi construída à volta de um tronco, estando mesmo abaixo da copa da árvore. Tem uma fachada panorâmica que permite usufruir do ambiente em volta. A sustentabilidade guiou o design e a construção por parte da Polestar, tendo sido utilizados materiais como madeira local e lã.

Mais do que um conceito, esta microcasa é habitável e tem como objetivo reduzir o tempo de viagem que uma pessoa tem de fazer para entrar em contacto com a natureza.

A obra de design faz parte da exibição Casa por um Arquiteto, da Bienal de Arte e Design da Vila Fiskars, e poderá ser visitada até setembro de 2022.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
5 formas de aproveitares as borras de café e dar-lhes uma nova vida
Bolt já fez mais de 600 mil quilómetros com animais a bordo em Portugal
Mundo vive branqueamento em massa de corais pela segunda vez em 10 anos