Rui Nabeiro, o histórico fundador da Delta Cafés, faleceu a 19 de março, mas o seu legado irá perdurar. O Grupo Nabeiro - Delta Cafés foi recentemente considerado a empresa mais responsável em Portugal, ocupando o primeiro lugar do ranking das 100 empresas com melhores políticas a nível ambiental, social e de governança (ESG) em 2022.
O Grupo Nabeiro - Delta Cafés destacou-se na lista geral e também na avaliação em cada uma das subcategorias do ESG, ocupando o primeiro lugar em todas elas.
De acordo com a análise realizada pela Merco, monitor para a Ibero-América, no pódio das empresas mais responsáveis surge também a Sonae, a ocupar o segundo lugar, e a EDP, a ocupar o terceiro.
Os três primeiros lugares de 2022 são iguais aos de 2021
Nas posições seguintes das empresas mais responsáveis a operar em Portugal surgem a Ikea, a Jerónimo Martins, a Vodafone, o Lidl, a Galp, a Microsoft e, a fechar, a Google.
Apesar de os primeiros lugares serem ocupados por empresas do setor da alimentação (Grupo Nabeiro), de holding empresarial (Sonae) e de petróleo, gás, energia e água (EDP), são as empresas de drogaria e perfumaria que ocupam mais lugares relacionados com a responsabilidade no âmbito ambiental e a nível ético e de governança.
De forma geral, a Merco explica que as variáveis que recebem pior classificação são as de responsabilidade social e de responsabilidade ambiental.
Os rankings, quatro ao todo, um geral e um para cada um dos elementos do ESG, têm por base cinco avaliações, 12 fontes de informação e 1305 inquéritos, explica a Merco. Também é feita uma análise da reputação das empresas na esfera digital.