Sustentabilidade

Grupo Nabeiro é o mais responsável em Portugal e lidera critérios ESG

Novo ranking que analisa empresas em termos de ESG definiu quis foram as mais responsáveis em Portugal, em 2022
Texto
Grupo Nabeiro (foto: Horacio Villalobos#Corbis/Corbis via Getty Images)
Grupo Nabeiro (foto: Horacio Villalobos#Corbis/Corbis via Getty Images)

Rui Nabeiro, o histórico fundador da Delta Cafés, faleceu a 19 de março, mas o seu legado irá perdurar. O Grupo Nabeiro - Delta Cafés foi recentemente considerado a empresa mais responsável em Portugal, ocupando o primeiro lugar do ranking das 100 empresas com melhores políticas a nível ambiental, social e de governança (ESG) em 2022.

O Grupo Nabeiro - Delta Cafés destacou-se na lista geral e também na avaliação em cada uma das subcategorias do ESG, ocupando o primeiro lugar em todas elas. 

Rui Nabeiro, fundador do Grupo Nabeiro - AWAY
Comendador Rui Nabeiro, fundador do Grupo Nabeiro, faleceu este ano (foto: Horacio Villalobos#Corbis/Corbis via Getty Images)

De acordo com a análise realizada pela Merco, monitor para a Ibero-América, no pódio das empresas mais responsáveis surge também a Sonae, a ocupar o segundo lugar, e a EDP, a ocupar o terceiro.

Os três primeiros lugares de 2022 são iguais aos de 2021

Nas posições seguintes das empresas mais responsáveis a operar em Portugal surgem a Ikea, a Jerónimo Martins, a Vodafone, o Lidl, a Galp, a Microsoft e, a fechar, a Google.

Apesar de os primeiros lugares serem ocupados por empresas do setor da alimentação (Grupo Nabeiro), de holding empresarial (Sonae) e de petróleo, gás, energia e água (EDP), são as empresas de drogaria e perfumaria que ocupam mais lugares relacionados com a responsabilidade no âmbito ambiental e a nível ético e de governança.

EDP - AWAY
EDP no pódio de empresas responsáveis em Portugal (foto: EDP)

De forma geral, a Merco explica que as variáveis que recebem pior classificação são as de responsabilidade social e de responsabilidade ambiental.

Os rankings, quatro ao todo, um geral e um para cada um dos elementos do ESG, têm por base cinco avaliações, 12 fontes de informação e 1305 inquéritos, explica a Merco. Também é feita uma análise da reputação das empresas na esfera digital.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
8 dicas para andares em segurança na estrada esta Páscoa
O novo Hyundai Kauai EV: De olhos postos no futuro
A primavera chegou. 7 dicas para navegar a época das alergias