Sustentabilidade

Campo de basket criado com pneus usados por veículos elétricos desportivos

Iniciativa da Continental permitiu dar uma segunda vida aos pneus utilizados na primeira época da competição de SUV elétricos
Texto
Carro da Extreme E (foto: Chris Jackson/ Pool Photo via AP)
Carro da Extreme E (foto: Chris Jackson/ Pool Photo via AP)

Podem os pneus usados numa competição automóvel todo-o-terreno ganhar uma nova vida em favor da comunidade desportista? A ideia partiu do fabricante de pneus Continental, que em Hanôver, Alemanha, criou um campo de basquetebol com pavimento feito de pneus usados na Extreme E.

Foram 200 os pneus utilizados na primeira época da competição internacional de SUV elétricos, que, depois de transformados, serviram para cobrir a área de jogo de um campo de basquetebol muito especial, destinado a crianças e jovens habitantes da capital do estado alemão da Baixa Saxónia.

Campo de Basquetebol - AWAY
Campo de Basquetebol (foto: divulgação)

Enquanto patrocinador e fornecedor principal da Extreme E, a Continental procurou, através da reutilização destes pneus, implementar um projeto de economia circular, uma área onde assegura estar a trabalhar intensamente e, ao mesmo tempo, fomentar o desporto entre os mais jovens.

O campo foi concebido como parte de uma colaboração entre a cidade de Hanôver, a empresa de construção imobiliária Hanova, o projeto BasKIDball, as associações VIA Linden e Serve the City Hanôver e o clube SV Linden 07, dono das instalações.

Piso do campo feito a partir de pneus usados (foto: divulgação)

Quanto ao processo de transformação dos pneus em blocos de pavimento de borracha, ficou a cargo da empresa de processamento de elastómeros Regupol, enquanto a empresa Kretschmer tratou da montagem do campo.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
5 formas de aproveitares as borras de café e dar-lhes uma nova vida
Bolt já fez mais de 600 mil quilómetros com animais a bordo em Portugal
Mundo vive branqueamento em massa de corais pela segunda vez em 10 anos