Sustentabilidade

Digressão de Coldplay com plano de sustentabilidade e carbono neutro

A banda britânica incluiu um plano de sustentabilidade na sua próxima digressão que até inclui compensação de emissões através de um sistema de captação de carbono
Texto
Digressão dos Colplay com pegada de carbono neutra
Digressão dos Colplay com pegada de carbono neutra

Coldplay vão realizar quatro concertos em Coimbra, nos dias 17, 18, 20 e 21 de maio de 2023 e a banda tem um plano de sustentabilidade preparado para poder compensar a emissão de carbono durante todo o evento.

O plano de sustentabilidade para a digressão do seu novo álbum “Music Of The Spheres” foi anunciado ainda em 2021 antes do início da digressão. Com este plano a banda espera conseguir uma redução das emissões de carbono em cerca de 50 por cento, quando comparados com os valores da sua última digressão.

Falta apenas confirmar quais das ações previstas de compensação de emissões de carbono serão, de facto, utilizadas em Portugal.

Entre as várias soluções que vão estar presentes em alguns concertos da banda britânica, destaque para o sistema da empresa suíça Climeworks, que consegue captar o dióxido de carbono que anda pelo ar armazenando-o em segurança ou em embalagens para uma utilização posterior em produtos como bebidas gaseificadas, por exemplo.

A Climeworks tem sistemas instalados em todo o mundo para captação de CO2

A lista detalhada do plano de sustentabilidade dos Coldplay inclui ainda diversas ações de reflorestação, reconstrução e recuperação de solos e prados, com o objetivo de compensar as emissões geradas em cada concerto.

Toda a decoração dos concertos será adaptada em função destas decisões cumprindo a lista criada e será dada prioridade à utilização de materiais locais com o objetivo de minimizar as emissões nas deslocações de carga. Além disso, os palcos serão construídos a partir de materiais reutilizáveis e com baixo teor de carbono, tais como o bambu e o aço reciclado.

Mas a lista não acaba por aqui. Durante os concertos a banda pretende utilizar apenas energia de fonte renovável para tudo aquilo que precisa de eletricidade durante um concerto.

O plano de sustentabilidade foi preparado ainda em 2021

Além disso está prevista, em alguns estádios, a instalação de um piso de estádio cinético capaz de gerar energia quando é pisado e até bicicletas estáticas geradoras de energia elétrica, para que sejam os próprios fãs a contribuir para conseguir mais energia para o espetáculo. Toda a energia captada será armazenada num sistema desenvolvido pela BMW, que utilizada baterias previamente usadas nos seus BMW i3.

Os Coldplay têm ainda previsto um custo extra nas suas viagens nas quais vão evitar os voos charter e pagar uma sobretaxa para a utilização ou fornecimento de Combustível de Aviação Sustentável.

Em alguns países os fãs também terão direito a diversos descontos através de uma aplicação específica, caso optem por transportes com baixos níveis de carbono nas suas deslocações para os concertos. Nem sequer falta um esquema de pirotecnia sustentável ou mesmo a utilização de confettis biodegradáveis.

(Fotos: Coldplay/Captura, ClimeWorks, Aditya Chinchure,Pablo Heimplatz /Unsplash)

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
Vê como fica o preço dos combustíveis na próxima semana
Já é possível carregar o passe Andante e bilhetes ocasionais no Porto com telemóvel
Vais poder andar de táxi aéreo em breve. Primeiro eVTOL já foi entregue a cliente