O diretor executivo da Michelin, Florent Menegaux, marcou presença na Cimeira do Clima COP26, que recentemente teve lugar em Glasgow, na Escócia, para falar de como as empresas e as entidades oficiais podem trabalhar em conjunto na transformação sustentável de zonas industriais.
Florent Menegaux abordou o exemplo da antiga fábrica de pneus de pequenas dimensões que a empresa tinha em Dundee, também naquele país britânico, e que agora é o Michelin Scotland Innovation Parc (MSIP), um centro para empresas que trabalham em setores sustentáveis, incluindo o transporte e a mobilidade com baixo teor de carbono.
No evento “Transforming Industrial Sites to a Net Zero Future” integrado na COP26, o diretor executivo salientou que a conversão dos 32 hectares da fábrica de Baldovie foi uma decisão difícil para a Michelin, mas que a criação do MSIP, em parceria com o Governo escocês e com a Câmara Municipal de Dundee, representa uma referência mundial para enfrentar a transformação da indústria e da mobilidade.
“Temos algo que eu espero que se torne uma referência para uma transformação sustentável das áreas industriais em todo o mundo. Criámos uma organização dedicada a atrair novos tipos de indústrias e é nosso objetivo criar empregos duradouros na mesma área”, sublinhou Florent Menegaux.
Como parte da sua visita à Escócia, o executivo viajou até ao local do MSIP para ver como o seu desenvolvimento está a ajudar a restaurar a dinâmica económica da região, com enfoque num futuro mais verde.
Agora, a Michelin pretende também converter a antiga fábrica de pneus em Bamberg, na Alemanha, num parque de inovação Clean-Tech que possa oferecer empregos de alta qualidade que contribuam ativamente para o ambiente.
Ainda no âmbito da COP26, outros representantes da Michelin participaram numa mesa redonda na qual foram debatidas e analisadas oportunidades e casos de estudo sobre a transformação de locais urbanos e industriais de toda a Europa.
(Fotos: captura e divulgação)