Sustentabilidade

COP26: Japão vai dar €8,6 mil milhões para objetivo de zero emissões na Ásia

Em junho, o país já tinha anunciado apoio no valor de 51,8 mil milhões de euros para promover a neutralidade carbónica do continente
Texto
Primeiro-ministro japonês, Fumio Kishida, com o secretário-geral ONU, António Guterres
Primeiro-ministro japonês, Fumio Kishida, com o secretário-geral ONU, António Guterres

Fumio Kishida, o primeiro-ministro japonês prometeu ceder 8,6 mil milhões de euros para promover a transição energética na Ásia durante a COP26, em Glasgow. Os fundos vão ser cedidos ao longo de cinco anos.

De acordo com a agência de notícias local Kyodo, o primeiro-ministro, que foi reeleito no domingo, dia 31 de outubro, afirmou que o “Japão vai avançar com os esforços no sentido de uma emissão líquida zero na Ásia, o motor de crescimento económico global”.

Fumio Kishida, primeiro-ministro do Japão

Em junho, o Japão já tinha anunciado uma ajuda no valor de 51,8 mil milhões de euros. Juntamente com os mais de 8 mil milhões anunciados na Cimeira do Clima, o Japão aproxima-se do compromisso dos países desenvolvidos em mobilizar 86,3 mil milhões de euros em financiamento climático para os países em desenvolvimento.

Conhece os compromissos da Índia na COP26

No discurso, o primeiro-ministro japonês ainda referiu o objetivo do Japão de atingir a neutralidade carbónica até 2050 e reduzir em 46% a emissão de gases de efeito estufa até 2030, comparativamente aos valores de 2013.

"O Japão continuará a esforçar-se para atingir o objetivo de reduzir as suas emissões em 50%", afirmou Fumio Kishida.

O Japão é o quinto maior emissor mundial de CO2 a seguir à China, Estados Unidos, Índia e Rússia e continua fortemente dependente do carvão.

EUA querem reduzir emissões em 50% até 2030

Fumio Kishida anunciou também que o Japão vai investir cerca de 86,8 milhões de euros num projeto para desenvolver a próxima geração de veículos de zero emissões, movidos a hidrogénio ou amónia.

(Fotos: UN Geneva e UNFCC/Flickr e Jezael Melgoza/Unsplash)

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
Bolt já fez mais de 600 mil quilómetros com animais a bordo em Portugal
Radares da PSP: vê onde vão estar na próxima semana de 22 a 28 de abril
Mundo vive branqueamento em massa de corais pela segunda vez em 10 anos