Sustentabilidade

COP26 continua enquanto não houver acordo em relação a objetivos para o clima

Combustíveis fósseis e financiamentos são dois dos temas que não recebem unanimidade. Presidente da Cimeira do Clima espera acordo ainda este sábado
Acordo na COP26
Acordo na COP26
PUB

As negociações continuam na Cimeira do Clima, em Glasgow, que deveria ter terminado na sexta-feira, 12 de novembro. Negociadores dos perto de 200 países ainda não conseguiram chegar a um acordo em relação às medidas que deverão ser tidas em consideração para que se consiga atingir os objetivos do Acordo de Paris.

Está neste momento acontecer um plenário informal e Alok Sharma, Presidente da COP26, já disse que espera que se chegue a um acordo ainda este sábado, 13 de novembro.

PUB
Alok Sharma, presidente COP26, com António Guterres, secretário-geral ONU
PUB

Desde quarta-feira que se tem partilhado os vários rascunhos do que poderá ser o documento final. A última tentativa de acordo tenta encontrar um equilíbrio entre os pedidos das nações mais vulneráveis e das grandes potências, tendo em consideração que ainda há países a necessitar de energias fósseis para se desenvolver.

Numa tentativa de desbloquear as negociações, a Grã-Bretanha propôs um plano de financiamento para o clima com o objetivo de garantir que os países em desenvolvimento recebem os apoios que tinham sido já acordados para alavancar a neutralidade carbónica.

PUB
Negociações começaram quarta-feira, 10 de novembro

De acordo com a Reuters, a China e a Arábia Saudita queriam evitar que o documento final incluísse oposição aos subsídios de combustíveis fósseis.

Para se conseguir aprovar o documento final, perto de 200 países têm de estar de acordo com as metas apontadas para travar o aquecimento global. 

Continuar a ler
Home
Fantástico
Vídeo: O Renault 4L do futuro é elétrico e voa!
Away
Biocombustíveis: depois do milho e girassol, agora os insetos
Energia
Gasolina desce e gasóleo sobe, na próxima semana