Sustentabilidade

Galp e Repsol lançam desafio de inovação com prémio de 50 mil euros

Energéticas vão premiar as soluções mais promissoras para captura e utilização de CO2 nas suas instalações industriais em Sines
Texto
Galp e Repsol lançam desafio para a refinaria de Sines
Galp e Repsol lançam desafio para a refinaria de Sines

Decorre até dia 11 de novembro o período de candidaturas para o desafio de inovação para captura e utilização de CO2 em Sines, lançado pelas energéticas Galp e Repsol. O vencedor do prémio receberá 50 mil euros, podendo ser apoiado através de bolsas de investigação académica e outros financiamentos.

Destinado a empresários, novas empresas e centros de investigação e inovação, o desafio proposto pela Galp e pela Repsol prende-se com o desenvolvimento de soluções inovadoras para a captura e utilização de carbono e para tecnologias de remoção de dióxido de carbono que possam vir a ser aplicadas nas suas instalações industriais em Sines.

Os vencedores serão anunciados num evento alusivo ao tema a acontecer no início de dezembro, sendo que antes, até 25 de novembro, o júri fará uma seleção dos projetos mais promissores.

Em comunicado, Galp e Repsol destacam que a captura e utilização de CO2 são fundamentais na transição para um sistema energético mais sustentável, na medida em que criam novas alternativas na geração e consumo de energia. Os dois processos, salientam, têm como mais-valia a capacidade de criar novos produtos a partir de resíduos, nomeadamente biocombustíveis e hidrogénio renovável.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
8 dicas para andares em segurança na estrada esta Páscoa
O novo Hyundai Kauai EV: De olhos postos no futuro
A primavera chegou. 7 dicas para navegar a época das alergias