Sustentabilidade

Portugal em projeto de rede europeia de bioeconomia circular sustentável

Iniciativa conta com o envolvimento da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra
Texto
Zonas rurais (Foto: M. Piske/ Pexels)
Zonas rurais (Foto: M. Piske/ Pexels)

Uma equipa da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC) está a participar no projeto europeu BioRural, que tem como objetivo desenvolver em toda a Europa um quadro de apoio à transição para uma bioeconomia circular sustentável, regenerativa e inclusiva.

A iniciativa que visa também apoiar os agentes de inovação na introdução de soluções biotecnológicas de pequena escala, em áreas rurais, tem uma duração prevista de três anos e um orçamento de três milhões de euros, financiado pela União Europeia.

zonas rurais - AWAY
Projeto apoia zonas rurais (Foto: V. Harutyunyan/ Pexels)

O projeto BioRural aborda diferentes problemáticas, como o elevado risco de pobreza, o acesso limitado a serviços e a infraestruturas básicas e os baixos níveis de formação, sentidos pelas populações das áreas rurais, causados pela migração de um crescente número de pessoas para os centros urbanos e a existência de uma economia linear.

Com o envolvimento de cerca de 20 parceiros de 14 países, o projeto “visa contribuir para a resolução destes desafios económicos, demográficos e climáticos, através do desenvolvimento de um quadro de transição eficaz na promoção da adoção de soluções inclusivas que beneficiarão todas as áreas rurais europeias” explica a FCTUC em comunicado.

países participantes - AWAY
Portugal é um dos 14 países a participar no projeto (Infografia: divulgação)

Preencher o espaço entre a inovação biotecnológica e a vida quotidiana dos cidadãos europeus, através do incentivo à troca de conhecimento e identificação de oportunidades de negócio para o desenvolvimento rural, é outro dos objetivos a que se propõe o projeto BioRural.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
Há um novo microcarro elétrico para a cidade que estica e encolhe
Descobre umas telhas que são na verdade pequenos painéis solares
Descobrimos marcas e lojas sustentáveis em Lisboa à boleia do elétrico 28