Sustentabilidade

United Airlines faz voo histórico com 50% de combustível sustentável

Boeing com dois motores, um deles alimentado com combustível sustentável, transportou 100 passageiros num voo que ligou Chicago a Washington DC
Texto
Aviação mais sustentável com voo de United Airlines com SAF
Aviação mais sustentável com voo de United Airlines com SAF

A United Airlines, companhia aérea americana, fez história este mês ao pilotar pela primeira vez um avião de passageiros abastecido com 50% de combustível sustentável (SAF). O voo experimental resultou de uma parceria entre a United com a Boeing, a CFM International, a Virent e a World Energy, a primeira produtora de SAF no mundo.

O avião era um Boeing 727 Max 8 com dois motores, sendo que um era abastecido com SAF e o outro com combustível fóssil. Ou seja, o voo foi feito com 50% de combustível sustentável, a percentagem máxima que as companhias aéreas americanas estão autorizadas a utilizar atualmente.

O SAF é um combustível alternativo, feito com matérias-primas não fósseis, como óleo de cozinha e lixo orgânico. Tem uma pegada ecológica reduzida, chegando a emitir até menos 80% de gases de efeito de estufa comparativamente ao combustível comum utilizado na aviação.

O voo experimental, que aconteceu no início de dezembro, transportou 100 passageiros, entre eles, executivos da companhia aérea e dos parceiros, oficias do governo americano, membros da imprensa, entre outros, e foi feito entre Chicago e Washington DC.

Para além disso, a United anunciou a segunda ronda de participação no programa Eco-Skies Alliance que junta várias companhias para a compra de SAF. O programa, que já tem perto de 30 participantes, entre eles a Microsoft, a Nike e a Visa, foi lançado em abril de 2021 e já contribuiu para a compra de mais de 24,5 milhões de litros do combustível sustentável.

(Fotos: divulgação)

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
O novo Hyundai Kauai EV: De olhos postos no futuro
A primavera chegou. 7 dicas para navegar a época das alergias
BYD Seal vence prémios “Carro do Ano 2024” e “Elétrico do Ano”