Sustentabilidade

Produção de plástico de uso único aumenta em 6 milhões de toneladas

Apesar das medidas rígidas existentes, entre 2019 e 2021, houve um aumento na produção destes plásticos
Texto

Os plásticos de uso único são uma ameaça ambiental para o mundo e parece que o problema ainda vai piorar antes de melhorar. Apesar das várias medidas a nível mundial para limitar a produção de plástico, entre 2019 e 2021, esta aumentou em 6 milhões de toneladas por ano.

Uma nova investigação da Fundação Minderoo, na Austrália, alerta que apesar de o crescimento estar a desacelerar, a produção de plástico de uso único a partir de fontes de combustíveis fósseis ainda não está nem perto do seu pico.

Plástico - AWAY
Plástico é grande fonte de poluição (foto: Brian Yurasits/Unsplash)

O que se vê é que os produtores estão a fazer um baixo progresso para diminuir o problema do plástico e impulsionar a reciclagem.

Apesar de vermos grandes companhias a fazer compromissos ambientais, como a produtora de plásticos chinesa Sinopec, que se juntou à coligação mundial Aliança para Acabar com os Resíduos Plásticos, a verdade é que todos os anos aumentam a sua capacidade de produção deste material.

Plástico - AWAY
Ainda se usa muito plástico de utilização única (foto: Thais Freire/Pexels)

E se há quem aponte a reciclagem como uma possível solução para diminuir o plástico produzido a partir de combustíveis fósseis, o estudo sublinha que a produção do material a partir de matérias-primas recicladas é ainda residual.

Em 2021, cerca de 137 milhões de toneladas de plásticos de uso único foram produzidos com origem em combustíveis fósseis. É esperado que aumente em mais 17 milhões de toneladas até 2027, indicam os investigadores.

Estes plásticos são bastantes poluentes com grandes quantidades de resíduos a acabarem em aterros e em rios e oceanos. Uma outra ameaça é o processo de fabricação destes materiais, pois é uma das principais fontes de gases de efeito estufa que aquecem o clima.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
Bolt já fez mais de 600 mil quilómetros com animais a bordo em Portugal
Radares da PSP: vê onde vão estar na próxima semana de 22 a 28 de abril
Mundo vive branqueamento em massa de corais pela segunda vez em 10 anos