Sustentabilidade

Campanha da Deco alerta consumidores para o greenwashing

Cada vez mais produtos saem com rótulos enganosos de sustentabilidade e a Deco quer ensinar consumidores a identificá-los
Texto
Deco lança campanha sobre greenwashing (foto: Fikri Rasyid/Unsplash)
Deco lança campanha sobre greenwashing (foto: Fikri Rasyid/Unsplash)

Lançar produtos que dizem ser sustentáveis está na moda, mas parece que muitas das alegações ambientais não passam de ecobranqueamento ou greenwashing. O alerta é dado pela Deco – Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor que lançou uma campanha que pretende ensinar os consumidores a identificarem estes rótulos falsos.

Produto vegan - AWAY
Produto vegan (foto: Logan Weaver/Unsplash)

Com o apoio da Direção-Geral das Atividades Económicas, a nova campanha pretende despertar crianças e adultos para o greenwashing, ao mesmo tempo que capacita consumidores para fazer escolhas de produtos mais sustentáveis.

“A ideia é agir em todas as frentes, explicar que nem tudo o que é verde é efetivamente amigo do ambiente”, disse uma fonte da associação à Lusa.

A nova campanha pode ser encontrada nas redes sociais, na página da Deco e em outros lugares, e deverá ser reforçada em fevereiro e março, refere a Lusa.

Empresas fazem greenwashing - AWAY
Várias empresas fazem greenwashing para vender mais (foto: Arquivo)

Na União Europeia, cerca de 57% das pessoas está recetiva a alegações ambientais, pelo que há empresas que se aproveitam disto, anunciando que algo é mais sustentável, sem na realidade estarem a cumprir quaisquer metas de proteção ambiental.

Expressões como “ecológico”, “biodegradável” ou “amigo do ambiente” muitas vezes não passam de argumentos publicitários sem base factual para vender determinados produtos, explica a associação de proteção do consumidor.

A campanha não esquece as empresas e apela a que estas “não se pintem de verde!”, mas que partilhem a verdade em relação à sua pegada ambiental.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
Vê como fica o preço dos combustíveis na próxima semana
Já é possível carregar o passe Andante e bilhetes ocasionais no Porto com telemóvel
Vais poder andar de táxi aéreo em breve. Primeiro eVTOL já foi entregue a cliente