Sustentabilidade

REN trabalha para a resiliência das florestas em Albergaria-a-Velha

Empresa do setor energético tem plantado árvores e limpado terrenos onde passam as linhas de transporte de energia
Texto
REN trabalha para proteger florestas nacionais (Foto: REN)
REN trabalha para proteger florestas nacionais (Foto: REN)

A REN – Redes Energéticas Nacionais ficou responsável pela limpeza de vegetação nos terrenos de propriedade privada onde passam as linhas de transporte de energia na freguesia de Albergaria-a-Velha e Valmaior para evitar fogos. Este ano, a empresa fez a limpeza de 97 hectares, mais dez hectares do que em 2021.

Esta ação, para além de garantir a proteção das infraestruturas da REN, diminui o risco de fogos e facilita o combate a incêndios.

A nível nacional, a REN atravessa com linhas elétricas e gasodutos cerca de 25 mil hectares de terrenos particulares, tendo, nos últimos cinco anos, procedido à limpeza de mais de 38 mil hectares de área que não é sua.

A REN tem também procedido a trabalhos de rearborização nestes terrenos privados. No concelho de Albergaria-a-Velha, em 2021, plantou cerca de 240 hectares com espécies autóctones, como o pinheiro-manso, medronheiro, sobreiro, carvalho e oliveiras.

Com a rearborização, a empresa espera aumentar a diversidade, ao mesmo tempo que torna a floresta portuguesa mais resiliente.

Em comunicado, o presidente da Câmara Municipal de Albergaria-a-Velha, António Loureiro, referiu que os medronheiros acrescentam valor uma vez que podem ser usados como “uma nova foto de rendimento para os proprietários”.

Até ao final da época de plantação, a REN espera plantar mais de mil hectares de medronheiros em todo o país.

(Fotos: REN e Unsplash)

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
Ponte Vasco da Gama encerrada ao trânsito na próxima madrugada
O futuro pode não ter sequer volante e vai ser mais sustentável
Combustíveis: gasóleo e gasolina descem segunda-feira... mas pouco