Sustentabilidade

Redução de emissões de metano vale distinção à REN

REN recebeu galardão mais alto por ter reduzido as emissões de metano em três das suas empresas
Texto
REN distinguida por reduzir emissões de metano (foto: REN)
REN distinguida por reduzir emissões de metano (foto: REN)

A REN – Redes Energéticas Nacionais está a trabalhar para reduzir a sua pegada ecológica e os esforços estão a dar fruto. A empresa nacional foi galardoada por ter reduzido as suas emissões de metano em 2022 nas suas empresas ligadas ao gás natural. Esta não é a primeira vez que a REN recebe a distinção.

O galardão recebido foi o “Gold Standard”, a classificação mais alta atribuída pela Oil and Gas Methane Partnership (OGMP 2.0), uma parceria que junta 80 empresas do setor do petróleo e do gás. É entregue a empresas com “programas de excelência para a quantificação e redução de emissões de metano e metodologias e informação de elevada qualidade”, explica a REN em comunicado.

Gás natural REN - AWAY
REN reduziu emissões de metano em operações com gás (foto: REN)

Esta distinção foi alcançada através da REN Gasodutos, REN Atlântico e REN – Armazenagem e surge no relatório anual de 2022 da OGMP 2.0. Em 2022, a REN comprometeu-se em baixar em pelo menos 30% as emissões de metano comparativamente a 2018. Em 2021, a meta compreendia uma redução de 20%.

A OGMP 2.0 é uma iniciativa criada pelo Programa Ambiental das Nações Unidas e pela Coligação Clima e Ar Limpo, em parceria com a Comissão Europeia, a Clean Air Task Force, o Governo do Reino Unido e o Fundo de Defesa Ambiental, com o objetivo de reduzir as emissões de metano.

Gasoduto REN - AWAY
Gasoduto de gás natural da REN (foto: REN)

A parceria apoia a criação de sistemas que permitam quantificar as emissões por parte dos operadores do setor do gás e do petróleo.

A REN, que está responsável, através das suas várias empresas, pelo Terminal de Gás Natural Liquefeito de Sines, pela operação da Rede Nacional de Transporte de Gás, entre outras atividades relacionadas com gás, comprometeu-se, em 2021, em atingir a neutralidade carbónica até 2040.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
Mundo vive branqueamento em massa de corais pela segunda vez em 10 anos
Vê como fica o preço dos combustíveis na próxima semana
Já é possível carregar o passe Andante e bilhetes ocasionais no Porto com telemóvel