Sustentabilidade

Projeto ambiental coloca barco a recolher plástico e resíduos no Danúbio na Roménia

Uma missão de limpeza especial terá início no dia da Terra, 22 de abril, no Danúbio e alguns dos seus afluentes
Texto
Limpeza no Danúbio
Limpeza no Danúbio

A startup verde everwave juntou-se à Fundação Ambiental Audi, ao fabricante de cosméticos Babor Beauty Group e à Fundação Ferry Porsche para levar a cabo uma missão de limpeza no Danúbio, na Roménia.

No âmbito do Dia Internacional da Terra, que se realiza a 22 de abril, este quarteto de entidades irá colocar a funcionar, durante cinco semanas, no Danúbio, e seus afluentes, um projeto de recolha de lixo com objetivos bastante ambiciosos.

Para o efeito irá ser utilizado um barco altamente eficiente de recolha de lixo, com o objetivo de fazer a coleta de plásticos e outros resíduos.

Este barco, denominado CollectiX, está equipado com uma correia transportadora e sensores inteligentes que reúnem informação sobre a quantidade, tipo e composição do lixo.

O Danúbio é o segundo maior rio da Europa e vai desde a Alemanha até à Roménia, desaguando no Mar Negro. Atualmente está considerado como um dos mais poluídos da Europa, pois é altamente navegável e tem inúmeras indústrias em seu redor.

Além da ação de limpeza de cinco semanas, os parceiros estão a organizar várias ofertas educativas e informação para crianças, bem como atividades de limpeza em terra ao longo do ano. No ano passado, juntos, a Fundação Ambiental Audi, BABOR, e everwave removeram mais de 3,2 toneladas de plástico do Danúbio, na Sérvia. É o equivalente a 110.340 garrafas de plástico de um litro.

Todos os anos, mais de 11 milhões de toneladas de plástico chegam aos oceanos, uma grande parte através dos rios. Se esta tendência se mantiver, a acumulação anual de plástico no mar pode chegar a triplicar até 2040 (Dados: The PEW Charitable Trust & SYSTEMIQ 2020, fornecidos pela organização).

(Fotos: Divulgação, Alex Meta/Unsplash)

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
Vais poder andar de táxi aéreo em breve. Primeiro eVTOL já foi entregue a cliente
Podes ser multado por levares o teu cão sem cinto de segurança no carro? Conhece as regras
Mais uma marca chinesa em Portugal. XPeng chega já este ano