Sustentabilidade

Japoneses em cooperação para uso de combustíveis verdes em motores de combustão

Os construtores Toyota, Subaru, Mazda, Kawasaki e Yamaha juntam-se em um projeto para desenvolver combustíveis para a competição em duas ou quatro rodas
Texto
Cooperação para combustíveis verdes
Cooperação para combustíveis verdes

Numa altura em que os construtores de automóveis, de uma forma geral, fazem a conversão das suas gamas para motorizações elétricas, há os que ainda acreditam no futuro dos motores de combustão. É o caso dos japoneses Toyota, Subaru e Mazda.

As três marcas vão trabalhar em conjunto em projetos que pretendem explorar opções de combustível mais ecológicas para motores de combustão interna, nomeadamente o hidrogénio. A iniciativa partiu da Toyota no passado dia 13 de novembro e envolve ainda os fabricantes de motos Kawasaki e Yamaha.

O maior fabricante de automóveis do Japão acredita que os avanços tecnológicos, tais como os motores a hidrogénio, podem dar um novo alento à combustão interna, o que, na sua ótica, pode significar a manutenção de postos de trabalho e, ao mesmo tempo, a preservação do ambiente.

Nesta fase de arranque da cooperação, os construtores envolvidos irão concentrar-se na exploração de novos tipos de combustível para uso em competição automóvel ou de motos.

A Mazda e a Toyota vão desenvolver um motor Skyactiv-D de 1,5 litros para corridas, alimentado por biodiesel de nova geração. A Toyota e a Subaru irão trabalhar em conjunto na temporada de resistência Super Taikyu Series do próximo ano, com a utilização de combustível sintético derivado de biomassa. Ainda a Toyota, mas agora em parceria com a Yamaha, vai participar na mesma competição, na atual temporada, com um automóvel equipado com motor de combustão a hidrogénio.

Já os dois fabricantes de motos – Kawasaki e Yamaha – irão considerar a possibilidade de investigação conjunta no desenvolvimento de motores de hidrogénio para as duas rodas.

 

(Fotomontagem: Jeremy Cai /Unsplash e Brandsoftheworld)

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
Bolt já fez mais de 600 mil quilómetros com animais a bordo em Portugal
Radares da PSP: vê onde vão estar na próxima semana de 22 a 28 de abril
Mundo vive branqueamento em massa de corais pela segunda vez em 10 anos