A fábrica da Huf Portugal em Tondela recebeu uma central fotovoltaica com 2 336 módulos. A instalação, um investimento de cerca de 800 mil euros, foi realizada em parceria com a Helexia.
Este módulos terão uma capacidade total de 740 kWp, capazes de fornecer 1,03 GWh de energia solar limpa à fábrica. Este valor corresponde a pouco menos de 25 por cento do total das necessidades energéticas estimadas da Huf Portugal (cerca de 4,47 GWh).
Além do telhado da fábrica, também o parque de estacionamento exterior recebeu uma cobertura de oito áreas, cada uma delas com diversos painéis fotovoltaicos, que, para além da poupança energética e da preocupação com o meio ambiente, poderão ainda contribuir para uma maior consciencialização dos trabalhadores, já que, aqueles que se deslocarem em carro elétrico, poderão carrega-lo gratuitamente neste parque.
"Estamos a alinhar consistentemente toda a empresa para a redução de CO2. Com um objetivo claro: atingir até 2030, o mais tardar, a neutralidade carbónica” - Tom Graf, CEO Huf
Além da central fotovoltaica, a Huf também se encontra a desenvolver outras medidas que dizem respeito a uma maior sustentabilidade, tais como a redução e o reaproveitamento de materiais e a redução do consumo de água, mas também a redução de espaço e de desperdício nas áreas de produção e de logística, na qual está a ser efetuada uma otimização de todo o processo. Além disso, na pintura dos puxadores externos das portas dos automóveis está a ser feita uma melhor escolha de materiais, usando revestimentos à base de água.
“A indústria automóvel, sendo um sector verdadeiramente estratégico para Portugal e contribuir com uma importante percentagem do PIB e das exportações nacionais, é também um eixo importante para a transição energética. Move-nos o orgulho e a satisfação por esta parceria com a HUF, que, alinhando os valores de ambas as empresas, contribui para um futuro com energia mais limpa, renovável e sustentável". - Country manager Helexia, Luís Pinho