Sustentabilidade

Fundo de 10 milhões de euros para reduzir risco de fogos em matas nacionais

Verbas europeias servirão para reduzir risco de fogos na Mata do Bussaco, Tapada de Mafra e Herdade da Contenda
Texto
Fundo de 10 milhões de euros para matas nacionais
Fundo de 10 milhões de euros para matas nacionais

Dez milhões de euros de fundos europeus para redução do risco de incêndio nas matas nacionais do Bussaco, Tapada de Mafra e Herdade da Contenda estão desde hoje a concurso, anunciou o Ministério do Ambiente e da Ação Climática.

Trata-se de fundos do programa de Assistência de Recuperação para a Coesão e os Territórios da Europa – REACT-EU alocadas ao Ministério do Ambiente e da Ação Climática, segundo um comunicado. O valor destina-se a investimentos na Mata Nacional do Bussaco, no distrito de aveiro, na Tapada Nacional de Mafra, no distrito de Lisboa, e na Herdade da Contenda, no distrito de Beja, as três geridas Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF).

As verbas servirão para "apoiar a 100% ações de arborização e de rearborização, de aproveitamento de regeneração natural, de controlo de espécies invasoras lenhosas, de gestão de combustível ou de construção e manutenção de infraestruturas florestais (rede viária, rede divisional e pontos de água)", pode ler-se na nota do Ministério do Ambiente.

O objetivo é "reduzir as vulnerabilidades do território, designadamente a perigosidade de incêndio rural".

Segundo o Ministério do Ambiente, no âmbito do REACT-EU já foram disponibilizados avisos com uma dotação global de 45 milhões de euros "para intervenções na dimensão de Resiliência dos Territórios face ao Risco". O valor terá um reforço de mais 20 milhões de euros no âmbito de reprogramação do REACT-EU.

As candidaturas estão abertas até ao final de maio 2022 (ver aqui).

(Fotos: S. Jerónimo e R. Resende/Unsplash e John Kannenberg/Flickr)

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
A pensar nas férias? Este destino português tem prémio de sustentabilidade
5 formas de aproveitares as borras de café e dar-lhes uma nova vida
Bolt já fez mais de 600 mil quilómetros com animais a bordo em Portugal