Sustentabilidade

Dia Mundial do Ambiente, celebra-se hoje “Uma Só Terra”

Pessoas, empresas, instituições e toda a vida na Terra partilham o mesmo espaço. Hoje é dia de celebrar o único planeta que chamamos nosso: a Terra
Texto
Earthrise (Foto: NASA Goddard SFC - missão Apollo 8)
Earthrise (Foto: NASA Goddard SFC - missão Apollo 8)

O Dia Mundial do Meio Ambiente surgiu com crescente preocupação com o impacto da humanidade no planeta. Uma série de desastres ambientais na década de 1960 – desde secas e desmoronamento de minas até poluição e envenenamento em massa de peixes – aumentou a conscientização sobre a fragilidade do meio ambiente.

Essa fragilidade foi ilustrada pela icônica foto da Terra chamada "Earthrise", de 1972, tirada pela missão Apollo 8 - a primeira foto colorida do nosso planeta vista do espaço (foto de abertura - todos os direitos reservados NASA).

O Dia Mundial do Meio Ambiente é realizado anualmente desde 1973

Liderado pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) este ano as celebrações irão decorrer na Suécia, país anfitrião que apela ao tema “Uma Só Terra” para uma “vida sustentável em harmonia com a natureza” onde decorre a conferência Estocolmo+50 e várias outras ações dedicadas ao tema do meio ambiente e sustentabilidade.

É uma homenagem à Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente Humano de 1972 e um lembrete de que os recursos do planeta são finitos e estão diminuindo.

António Guterres, Secretário-Geral da ONU, preside à Conferência Stockholm+50 (Foto: UN Photo/Evan Schneider)

O Dia Mundial do Meio Ambiente deste ano encontra o planeta enfrentando uma tripla crise de mudanças climáticas, perda de natureza e biodiversidade, e, poluição e resíduos. À medida que essas crises se tornaram mais agudas, a mensagem deste dia torna-se mais urgente.

Espera-se que o envolvimento alcance centenas de eventos e ações em todo o mundo, desde um rali de veículos elétricos no Cairo a um enorme Cyclathon em Mumbai e uma unidade de lixo eletrônico em Bucareste.

Refugiados afegãos procuram no lixo material para reciclar (Foto: Fareed Khan/Associated Press)

O programa do “World Environment Day” convida pessoas e instituições a partilharem, desde o passado dia 20 de abril, o que estão a fazer pelo meio ambiente e identificarem com #OnlyOneEarth para poderem demonstrar o seu compromisso.

Esta ação defende a ação coletiva e transformadora em escala global para celebrar, proteger e restaurar o nosso planeta. Vê o vídeo abaixo:

Neste dia, como em todos os dias, compete a cada um de nós agir para preservar o planeta. Pensa nisso!

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
8 dicas para andares em segurança na estrada esta Páscoa
O novo Hyundai Kauai EV: De olhos postos no futuro
A primavera chegou. 7 dicas para navegar a época das alergias