Sustentabilidade

Desafio Call for Code: programar contra as alterações climáticas

Desafio para criar soluções para acelerar sustentabilidade tem apoio da IBM, United Nations Human Rights e Fundação Linux
Texto
Call for Code desafia profissionais a criar soluções para clima
Call for Code desafia profissionais a criar soluções para clima

Estão abertas as inscrições para mais uma edição do Call for Code Global Challenge, desafio que pretende incentivar programadores e profissionais de todo o mundo a criarem soluções que acelerem a sustentabilidade e façam frente às alterações climáticas.

Criado pela iniciativa David Clark Cause, em colaboração com a IBM, a United Nations Human Rights e a Fundação Linux, o Call for Code 2022 é a continuação de um ambicioso projeto lançado em 2018 que reuniu uma comunidade de mais de meio milhão de programadores, estudantes e profissionais, oriundos de 180 países.

Ao longo das quatro edições já realizadas, os participantes têm vindo a dar resposta ao apelo para a utilização de tecnologias avançadas no sentido de ajudar a resolver alguns dos problemas sociais mais urgentes a nível global, através da criação de soluções inovadoras de open-source em cloud híbrida e inteligência artificial.

O período de apresentação de candidaturas para a edição deste ano do Call for Code já teve início e decorre até ao próximo dia 31 de outubro. Para o projeto vencedor está reservado um prémio no valor de 200 mil dólares (cerca de 190 mil euros), assim como o apoio dos parceiros do ecossistema da IBM na respetiva implementação.

A participação na 5.ª edição da iniciativa envolve, primeiramente, a identificação do problema de sustentabilidade a resolver. A partir daí, as equipas interessadas em participar deverão efetuar o registo no site BeMyApp.com, o que lhes dará acesso a eventos “Challenge Accelerator” para ajudar a acelerar os seus projetos.

Na mesma plataforma vão também aprender com especialistas, aceder a materiais exclusivos para o desenvolvimento de competências e usar ferramentas, interfaces de programação de aplicativos (API) e dados da The Weather Company e dos parceiros da IBM.

No Call for Code 2022, as equipas de programadores e outros profissionais são convidadas a apresentar soluções inovadoras que respondam aos grandes desafios que se colocam ao nível da sustentabilidade e das alterações climáticas. Novas formas de melhorar o consumo e a gestão de recursos, de reduzir a poluição e proteger a biodiversidade, ou de refinar a transparência e a rastreabilidade de toda a cadeia de abastecimento, são alguns exemplos dos desafios que podem ser explorados pelos participantes.

(Fotos: divulgação e Unsplash)

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
A pensar nas férias? Este destino português tem prémio de sustentabilidade
5 formas de aproveitares as borras de café e dar-lhes uma nova vida
Bolt já fez mais de 600 mil quilómetros com animais a bordo em Portugal