Sustentabilidade

Danone, HP e L’Oréal entre empresas com melhores políticas ambientais

Associação CDP analisou transparência e ações a nível ambiental e das 15 mil analisadas, apenas 12 receberam nota máxima
Texto

Cada vez mais, exige-se das empresas que mostrem preocupação com o ambiente e que reduzam a sua pegada. A associação ambiental CDP - Disclosure Insight Action analisa todos os anos o nível de transparência das empresas em três vertentes ambientais e este ano destacou 12, entre elas a Danone, a HP, a L’Oréal e a LVMH, que detém a Louis Vuitton, a Givenchy e a Christian Dior.

A avaliação da CDP recai sobre três parâmetros, alterações climáticas, florestas e segurança hídrica. A associação dá uma classificação de A a D, sendo que recebe a nota máxima quem além de divulgar o seu impacto ambiental mostra ainda que está a desenvolver ações para o controlar. O nível D é para companhias que apenas divulgam o seu impacto.

Empresas sustentáveis - AWAY
Foram classificadas 15 mil empresas em 2022

Este ano, perto de 15 mil companhias receberam a classificação, sendo que apenas pouco mais de 330 tiveram nota máxima em um dos três parâmetros avaliados.

Entre as 12 companhias a conseguiram o triplo A, surgem a marca alimentar Danone, dona da Alpro, Evian, Oikos, entre outras, o grupo L’Oréal, que detém marcas de beleza como a Maybelline, Garnier, Lancôme, Yves Saint Laurent ou Armani, a HP Inc, e a LVMH, que detém marcas de beleza como a Benefit e a Fenty Beauty, e marcas de moda, como a Louis Vuitton, a Christian Dior, a Givenchy e a Celine.

Há ainda uma empresa que chama a atenção neste top 12 da CDP, a Philip Morris Corporation. Esta é uma das maiores empresas de tabaco a nível mundial, detendo a Marlboro e a marca de tabaco aquecido IQOS.

Empresas com boas medidas de sustentabilidade - AWAY
Apenas 330 empresas tiveram pelo menos uma nota A (Foto: Max Bender/Unsplash)

Podes ver todas as companhias a conseguir a nota máxima na galeria acima.

Pelo lado negativo, mais de 29.500 companhias, incluindo a marca de veículos elétricos Tesla e as empresas de gás e petróleo Exxon Mobil e Chevron, deram informação insuficiente ou recusaram-se mesmo a partilhá-la, mostrando pouca transparência no âmbito da sustentabilidade.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
5 formas de aproveitares as borras de café e dar-lhes uma nova vida
Bolt já fez mais de 600 mil quilómetros com animais a bordo em Portugal
Mundo vive branqueamento em massa de corais pela segunda vez em 10 anos