Sustentabilidade

Cabo Verde abre parque de campismo feito com material reciclado

Eco Camp Lemba Lemba nasceu a partir da necessidade de limpar uma zona muito visitada na ilha de Santiago
Texto

Em Cabo Verde nasceu um parque de campismo muito particular. Fica situado no interior da ilha de Santiago e foi totalmente construído a partir de materiais reciclados e reutilizados e com a colaboração da população local.

A ideia para o projeto, na localidade de São Lourenço dos Órgãos, surgiu no âmbito de um curso de inglês e animação turística, dado pelo professor de línguas estrangeiras e promotor turístico Aristides Vaz, 46 anos, natural do Tarrafal.

Em conjunto com os seus alunos decidiu limpar a área protegida, que é habitualmente muito visitada pelas pequenas quedas de água que se formam nas ribeiras. Aristides Vaz conta que o objetivo inicial era apenas remover todo o lixo que se estava a acumular na zona.

Eco Camp Lemba Lemba - AWAY
Eco Camp Lemba Lemba (foto: Elton Monteiro/ Lusa)

A ideia, entretanto, evoluiu. Quando a formação terminou decidiram criar algo para que os jovens participantes pudessem pôr em prática aquilo que aprenderam e, assim, nasceu a primeira cabana, que servia como receção.

O agora parque de campismo foi, entretanto, ganhando forma a partir das tendas que os visitantes usavam para acampar naquela zona e que ali foram ficando, a par da utilização de material reciclado, reaproveitado e local, como troncos e folhas de árvores, garrafas de vidro, pneus e palha.

Eco Camp Lemba Lemba - AWAY
Eco Camp Lemba Lemba (foto: Elton Monteiro/ Lusa)

O que começou por ser um projeto de limpeza de uma área onde o lixo se estava a acumular é hoje um local que convida ao repouso e ao contacto com a natureza, podendo também degustar-se produtos locais e fazer excursões nos vales e montanhas próximos.

Batizado de Eco Camp Lemba Lemba, nome de uma árvore local que também significa ir construindo passo a passo, o novo parque de campismo na ilha de Santiago não é visto como um negócio pelo seu promotor. Aristides Vaz sublinha que se trata de uma obrigação de cuidar do meio ambiente.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
Bolt já fez mais de 600 mil quilómetros com animais a bordo em Portugal
Radares da PSP: vê onde vão estar na próxima semana de 22 a 28 de abril
Mundo vive branqueamento em massa de corais pela segunda vez em 10 anos