Sustentabilidade

O teu hambúrguer favorito poderá vir embrulhado em algas

Cientistas criaram material à base de algas que pode substituir embrulhos plastificados usados em cadeias de fast food
Texto
Cientistas criam material à base de algas (Foto: U. Mont/Pexels)
Cientistas criam material à base de algas (Foto: U. Mont/Pexels)

Se já comeste no McDonalds ou no Burger King, ou até em qualquer outra cadeia de fast food, com certeza já reparaste que o packaging é plastificado. A escolha do plástico não é aleatória: acontece porque é um material resistente à gordura. O problema é que não é amigo do ambiente.

Cientistas da Universidade Flinders, na Austrália, e developers da empresa alemã de biomaterial one . five desenvolveram em conjunto um novo material, um biopolímero, à base de algas que pode revestir papel e ser usado na indústria de fast food.

packaging plastificado - AWAY
Churros com packaging plastificado (Foto: Pixabay)

O biopolímero é amigo do ambiente e resistente à gordura. É produzido a partir de algas encontradas na costa sul da Austrália.

A grande vantagem de se utilizarem algas é que estas conseguem regenerar-se. Além disso, o cultivo destes organismos ajuda a reabilitar ambientes marinhos, ao mesmo tempo que reduz os gases com efeito de estufa e controla a erosão na costa, explica a Universidade Flinders, em comunicado.

Algas - AWAY
Algas (Foto: B. Wicks/Unsplash)

A criação deste biopolímero tem como objetivo diminuir a utilização de plástico, altamente poluente, em várias indústrias. Por isso, o material criado pode ser colocado em várias superfícies, dependendo da aplicação pretendida.

O próximo passo neste projeto conjunta da Universidade Flinders e da one . five é adaptar o processo de produção para ser feito a uma escala industrial.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
8 dicas para andares em segurança na estrada esta Páscoa
O novo Hyundai Kauai EV: De olhos postos no futuro
A primavera chegou. 7 dicas para navegar a época das alergias