Sustentabilidade

Siemens e EPAL juntas para monitorizar emissões poluentes

Empresa tecnológica fica responsável pela instalação de um novo centro de controlo que vai impactar 3,5 milhões de pessoas
Texto
Captação de Sta. Águeda Castelo Branco (foto: Águas de Portugal)
Captação de Sta. Águeda Castelo Branco (foto: Águas de Portugal)

A Siemens Portugal vai ser a empresa responsável pela instalação de um centro de controlo de água, energia e monitorização de emissões de gases com efeito de estufa para a Empresa Portuguesa das Águas Livres (EPAL). O contrato assinado entre as duas partes prevê ainda a implementação de soluções avançadas de telemetria.

O projeto que deverá estar concluído nos primeiros meses de 2024 vai abranger 188 das principais infraestruturas de captação, abastecimento e tratamento de água da EPAL e Águas do Vale do Tejo, responsáveis por cerca de 80% da sua capacidade instalada e consumo energético.

EPAL - AWAY
Central de Comando EPAL (foto: Águas de Portugal)

Localizadas nos distritos de Lisboa, Guarda, Castelo Branco, Portalegre, Santarém e Évora, as infraestruturas em causa estão responsáveis pelo abastecimento de 3,5 milhões de pessoas.

O centro de controlo que a Siemens vai instalar permitirá medir, em tempo real e de forma mais rigorosa, os consumos de água e energia, assim como gerir eficazmente as referidas infraestruturas, maximizando a utilização de fontes de energia renovável aí instaladas, tais como centrais fotovoltaicas, mini-hídricas e parques eólicos.

Desta a forma, a EPAL poderá aumentar a sua resiliência energética em períodos de indisponibilidade da rede elétrica e aumentar a sustentabilidade da sua operação através da redução de emissões de gases com efeito de estufa.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
Bolt já fez mais de 600 mil quilómetros com animais a bordo em Portugal
Radares da PSP: vê onde vão estar na próxima semana de 22 a 28 de abril
Mundo vive branqueamento em massa de corais pela segunda vez em 10 anos