Sustentabilidade

Podemos ter um arroz de cultivo mais sustentável à mesa?

Projeto analisou emissões de cultivo de arroz em Sevilha aplicando três técnicas distintas de gestão de água
Texto
Estudo analisou emissões de técnicas de cultivo de arroz
Estudo analisou emissões de técnicas de cultivo de arroz

A forma tradicional de se cultivar arroz parece ser responsável por grandes quantidades de emissões de gases com efeito de estufa. Há um projeto que está a trabalhar para tornar o cultivo mais sustentável, e um teste em Sevilha, Espanha, mostrou que há uma técnica que pode reduzir emissões em 60%.

O Projeto Oryzonte de Agricultura Sustentável foi lançado em 2018 com o objetivo de melhorar a sustentabilidade do cultivo de arroz na região de Sevilha. Financiado pela Mars Food, Herba Ricemills e Danone, o programa centra-se em três áreas: água, emissões de gases e biodiversidade.

cultivo de arroz - AWAY
Cultivo de arroz tem muitas emissões de gases

Para perceber se a mudança de técnica de cultivo poderia representar um grande passo na redução das emissões, o Oryzonte fez um estudo em Sevilha.

Foram recolhidas amostras de três parcelas e aplicados cenários diferente de gestão de água a cada uma delas: um tradicional com irrigação o ano todo, um de irrigação intermitente com períodos de aeração do solo durante o cultivo chamado AWD e um último sem inundação no inverno. A monitorização ocorreu entre junho de 2019 e junho de 2020.

cultivo de arroz - AWAY
Prática de irrigação intermitente mostrou bons resultados

Apesar de as emissões de gases da parcela com o método tradicional ser inferior à de outras regiões devido ao nível de argila e sulfato no solo, a análise permitiu concluir que a implementação da AWD garantiu uma redução de 60% de gases com efeito de estufa. Nas emissões de metano houve um decréscimo de 63%.

Também a prática sem inundação no inverno teve resultados bastante positivos.

O projeto agora está a trabalhar com os produtores de arroz da região para tentar que sejam aplicadas técnicas de cultivo mais ecológicas, como a AWD

(Fotos: divulgação)

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
8 dicas para andares em segurança na estrada esta Páscoa
O novo Hyundai Kauai EV: De olhos postos no futuro
A primavera chegou. 7 dicas para navegar a época das alergias