Atualidade

Nova prancha de surf Porsche voa sobre ondas na Nazaré a 100 km/h

Sebastian Steudtner, atual recordista de ondas gigantes, vai utilizar uma prancha desenvolvida pela Porsche Engineering
Texto

Imagina uma onda de 26,21 metros de altura e o poderoso ronco do canhão do Nazaré a ecoar pela costa. Sebastian Steudtner, o atual recordista mundial de ondas gigantes, sabe exatamente do que estamos a falar e agora prepara-se para o sentir com os pés numa prancha Porsche.

O surfista alemão, em conjunto com a Porsche Engineering (subsidiária tecnológica da Porsche), passou os últimos dois anos a desenvolver e otimizar aquela que é provavelmente uma das mais avançadas pranchas de surf a nível tecnológico do momento.

A Porsche Caçador RS, batizada em homenagem aos modelos desportivos da marca desportiva, surge assim como a nova “arma” para Steudtner atacar as ondas na Nazaré e a AWAY já a foi ver ao vivo.

surf - away
Sebastian Steudtner com prancha Caçador RS (foto: divulgação)

A apresentação do novo modelo de prancha decorreu entre o Porsche Studio Cascais e a Nazaré, com Steudner a servir de anfitrião, na companhia de vários responsáveis da Porsche Engineering e do presidente da Câmara Municipal da Nazaré, Walter Chicharro.

Com recurso a técnicas de simulação e validação de dados em túnel de vento, a Caçador RS foi preparada para ter um excelente comportamento ao nível da hidrodinâmica (comportamento da prancha na água) e permitir alcançar velocidades de até 100 km/h.

surf - away
Pranchas de surf em exposição no Forte da Nazaré (foto: AWAY)

Steudner explicou que isto poderá ser alcançado graças aos novos “aero-edges”, uma espécie de spoilers – idênticos aos utilizados pelos carros superdesportivos –, aplicados na dianteira e traseira da prancha, de forma a reduzirem a resistência e estabilizam a prancha.

Mas ainda não é tudo. Para poder atacar o próximo recorde mundial o surfista de Esslinge, zona sul da Alemanha, está agora envolvido no desenvolvimento de um drone de medição que irá realizar avançados cálculos com rapidez e precisão sobre a altura das ondas, o que será uma evolução face aos atuais métodos de vídeo e fotografia.

surf - away
Recorde na Nazaré | Sebastian Steudtner (foto: Jorge Real/Porsche)

Com uma prancha supertecnológica capaz de suportar velocidades de até 100 km/h e um drone capaz de medir áreas até 100 metros, o recorde poderá ser batido já na próxima época de ondas gigantes.

A partir do final do outono, na Nazaré, estaremos atentos!

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
Vais poder andar de táxi aéreo em breve. Primeiro eVTOL já foi entregue a cliente
Podes ser multado por levares o teu cão sem cinto de segurança no carro? Conhece as regras
Mais uma marca chinesa em Portugal. XPeng chega já este ano