Fantástico

Fantástico novo recorde mundial para elétrico Porsche Taycan Cross Turismo

Modelo alemão estabeleceu a marca da maior mudança de altitude jamais alcançada por um automóvel elétrico numa viagem de mais de 33 horas
Texto

A divisão americana da Porsche estabeleceu um novo recorde que podemos considerar, no mínimo, original, tal como é tão característico entre as façanhas registadas pela Guiness World Records. A marca levou um Taycan Cross Turismo desde o ponto mais baixo do território americano até um dos mais altos, o que lhe permitiu estabelecer a marca da maior mudança de altitude jamais alcançada por um automóvel elétrico.

A aventura que envolveu a equipa liderada pelo produtor e realizador J. F. Musial, criador de filmes e séries para a indústria automóvel, começou debaixo de terra, em Michigan, e terminou em Pikes Peak, Colorado. Numa viagem que demorou 33 horas e 48 minutos a ser completada, o Taycan Cross Turismo percorreu 2274 quilómetros, numa variação de altitude de 4843 metros.

Tudo começou no ponto mais baixo dos Estados Unidos a que conseguiriam aceder de automóvel – a Eagle Mine, no estado do Michigan. Uma mina de níquel e cobre de alta qualidade e a única na América onde um automóvel pode ser conduzido a elevada profundidade, através de uma rampa normalmente utilizada por veículos mineiros especializados. Por ter tração integral e uma maior altura do solo, o elétrico da Porsche foi autorizado a circular no interior da mina, não sem antes a equipa ter uma rigorosa formação de segurança.

Com o Taycan Cross Turismo colocado a 540,8 metros abaixo do nível do mar, a exigente viagem iniciou-se ao amanhecer. Três grupos em rotatividade asseguraram a condução que atravessou seis estados. Foram feitas algumas paragens, apenas para carregar o modelo alemão e restabelecer a energia da equipa.

Ao longo do caminho encontraram sol, chuva, neve, gelo, alguma fadiga e a ameaça, sempre presente, de que o percurso de montanha poderia não se realizar devido às condições meteorológicas.

Para atestar a veracidade do recorde e satisfazer os rigorosos requisitos da Guiness World Records, a equipa fez-se acompanhar de dispositivos GPS, separados e selados, que monitorizaram o percurso e a altitude ao longo de toda a viagem, juntamente com um altímetro analógico.

(Fotos e vídeo: Porsche)

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
8 dicas para andares em segurança na estrada esta Páscoa
O novo Hyundai Kauai EV: De olhos postos no futuro
A primavera chegou. 7 dicas para navegar a época das alergias