Mobilidade

Lamborghini Revuelto. Primeiro híbrido plug-in da marca

Construtor italiano deu a conhecer o superpotente Revuelto, equipado com três motores elétricos
Texto

Lamborghini e elétrico são duas palavras que não temos visto juntas na mesma frase. Mas essa realidade vai mudar como o novo modelo Revuelto, um hiperdesportivo que oferece 1015 cv de potência extraídos de um motor V12 a gasolina e de três motores elétricos.

A eletrificação chegou e está para ficar. E até os construtores dos automóveis mais exclusivos e potentes do mundo se rendem à energia fornecida por baterias. Esse é também agora o caso da Lamborghini, com o lançamento do seu primeiro modelo híbrido de altas prestações.

Lamborghini Revuelto - AWAY
Lamborghini Revuelto (foto: divulgação)

O Revuelto não é apenas mais um hiperdesportivo da Lamborghini. Pela primeira vez a marca italiana adiciona a um bloco a gasolina 6.5 de alta potência (neste caso totalmente novo), uma caixa automática de oito velocidades de dupla embraiagem e três motores elétricos – dois montados no eixo da frente e um na secção traseira em posição central.

Um dado interessante da solução híbrida plug-in adotada para este Revuelto, que inclui um conjunto de baterias de alta capacidade, é a possibilidade de ser conduzido em modo totalmente elétrico, mesmo mantendo a tração às quatro rodas.

Lamborghini Revuelto - AWAY
Lamborghini Revuelto (foto: divulgação)

Construído maioritariamente em fibra de carbono, o novo modelo da Lamborghini com 1015 cv de potência combinada faz a aceleração dos 0 aos 100 km/h em 2,5 segundos e atinge uma velocidade máxima superior a 350 km/h.

No interior marcam presença três ecrãs digitais (12, 8 e 9,1 polegadas) que reúnem as interfaces de condução e infoentretenimento. A marca sediada em Sant’Agata Bolognese promete um sistema de navegação rápido e fácil de usar (com integração da funcionalidade What3Words) e uma experiência digital imersiva, que inclui comandos por voz através do Amazon Alexa.

As primeiras unidades do Lamborghini Revuelto começarão a ser entregues no último trimestre de 2023.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
5 formas de aproveitares as borras de café e dar-lhes uma nova vida
Bolt já fez mais de 600 mil quilómetros com animais a bordo em Portugal
Mundo vive branqueamento em massa de corais pela segunda vez em 10 anos