Mobilidade

Ikea pode entregar as tuas encomendas numa bicicleta a energia solar

Bicicleta elétrica com painéis solares da Ikea começou a fazer entregas em 2021 nos Países Baixos e deverá chegar a outras mercados
Texto

Depois de ter começado a fazer entregas com carrinhas 100% elétricas, a Ikea encontrou uma forma de garantir que os produtos chegam aos seus clientes de uma forma ainda mais ecológica, com bicicletas elétricas de carga com painéis solares.

A solução não é para todo o tipo de entregas, claro. É difícil levar a pedal uma estante Kallax, ainda que esta venha desmontada. Assim, a bicicleta elétrica a energia solar SunRider, como foi chamada, foi pensada para as entregas de peças até 30 kg e num raio de 10 km da loja Ikea.

Bicicleta elétrica - AWAY
Ikea aposta em entregas mais verdes com bicicleta com painéis solares (foto: Ikea)

Desenhada pela empresa Need The Globe, a SunRider tem 100 km de autonomia e utiliza os painéis solares para gerar cerca de 65% a 70% da energia necessária para as entregas diárias da Ikea. Em dias em que o sol brilha mais forte, a energia solar pode ser suficiente para todas as deslocações.

Ainda assim, se o dia for cinzento e os raios não chegarem aos painéis, é possível carregar a bicicleta elétrica na corrente.

Bicicleta elétrica Ikea - AWAY
Bicicleta elétrica a energia solar tem 100 km de autonomia (foto: Ikea)

Em termos de pegada ecológica, a bicicleta a energia solar usada pela Ikea consegue cortar em até 95% as emissões de CO2 em comparação com uma carrinha a diesel e em até 70% comparativamente a outras bicicletas de carga, explica a empresa de retalho.

As bicicletas elétricas de carga a energia solar SunRider começaram a ser testadas em 2021, nos Países Baixos, e o projeto chegou mais tarde à Lituânia. As experiências acabaram por ser um sucesso e, por isso, em pouco tempo, é provável que as bicicletas de entregas da Ikea se tornem bastante comuns nas cidades.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
5 formas de aproveitares as borras de café e dar-lhes uma nova vida
Bolt já fez mais de 600 mil quilómetros com animais a bordo em Portugal
Mundo vive branqueamento em massa de corais pela segunda vez em 10 anos