Mobilidade

Com temperaturas de verão até sonhamos com iates a energia solar

Alva Yachts desenvolve iates de luxo elétricos com painéis solares para que se navegue sem poluir
Texto

Costuma-se dizer que sonhar ainda não paga impostos e ainda bem, porque os iates elétricos a energia solar da Alva Yachts merecem estar nos sonhos de qualquer amante de luxo e de mar. A empresa da Alemanha existe há cerca de três anos e tem desenvolvido embarcações que navegam sem emissões.

Apesar de ter sido criada apenas em 2020, ano em que a pandemia de covid-19 assolou o mundo inteiro, a verdade é que os iates solares da Alva Yachts depressa conquistaram um espaço no mercado.

Alva Yachts - AWAY
Iate elétrico Ocean Eco 90 (foto: Alva Yachts)

A empresa alemã tem já uma oferta bastante extensa de iates elétricos e solares que vão desde os 18 metros aos 27 metros e o foco vai manter-se: criar embarcações de luxo que tenham o menor impacto possível no ambiente.

Criar apenas embarcações elétricas não era suficiente. Como explicam no site, grande parte da energia que hoje em dia usamos ainda não vem de fontes renováveis. Por isso, olharam para o céu e viram no sol uma solução.

Alva Yachts - AWAY
Alva Eco Cruiser 50 é o modelo mais pequeno (foto: Alva Yachts)

O sistema de telhado solar que criaram permite estender a autonomia dos iates sem haver necessidade de os estar sempre a ligar à corrente. Dependendo do barco, a área com painéis solares pode chegar aos 200 metros quadrados, com capacidade de 40 kWp, no caso do Ocean Eco 90 e Ocean Eco 90 EX, as maiores embarcações.

A potência dos motores e as baterias variam de barco para barco, mas as autonomias não são divulgadas.

O Ocean Eco 90 e o 90 EX, os maiores e mais potentes modelos da Alva, vêm com a opção de ter dois motores elétricos de 500 kW cada um ou, em alternativa, ter motorização híbrida elétrica e a gasóleo.

Estes modelos, assim como o Ocean Eco 60 Coupé e o Eco 78, já vêm preparados para um dia poderem vir a ser movidos a hidrogénio.

Alva Yachts - AWAY
Gama completa de iates da Alva Yachts (foto: Alva Yachts)

E é para o hidrogénio que a Alva Yachts está agora a olhar. A tecnologia fuel cell é sustentável e poderá ser uma solução interessante para os iates da empresa alemã. Além disso, explicam que pretendem criar embarcações ainda maiores.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
5 formas de aproveitares as borras de café e dar-lhes uma nova vida
Bolt já fez mais de 600 mil quilómetros com animais a bordo em Portugal
Mundo vive branqueamento em massa de corais pela segunda vez em 10 anos