Energia

Nova central fotovoltaica em Famalicão vai gerar energia solar para 14 mil casas

Parque de energia solar fotovoltaica irá evitar a emissão de 21.500 toneladas de CO2 por ano
Texto
Parque de energia solar (foto: BNZ/GRS)
Parque de energia solar (foto: BNZ/GRS)

Um novo parque de energia solar vai ser construído em Vila Nova de Famalicão. O projeto fotovoltaico vai ser desenvolvido pela BNZ, empresa que desenvolve e opera projetos solares, em parceira com a GRS, uma empresa de construção de EPC solar do Grupo Gransolar.

A central solar fotovoltaica vai ter capacidade total de 49 MWp, tendo capacidade para abastecer 14 mil casas com energia limpa. Desta forma, vai ser possível também evitar a emissão de 21.500, o equivalente a 18.000 viagens de automóvel de ida e volta entre Lisboa e Paris.

Energia solar - AWAY
Painéis solares (foto: BNZ/GRS)

Com este projeto, serão criados entre 61 e 72 postos de trabalho diretos e indiretos até 2025, referem as empresas em press release.

Para garantir o respeito pelo meio ambiente, a BNZ refere que irá colaborar com as comunidades e entidades locais em iniciativas de sustentabilidade ambiental, procurando plantar espécies nativas e preservar espécies animais autóctones.

A nova central fotovoltaica em Famalicão será a primeira em Portugal da BNZ. Até 2026, a empresa espera instalar uma capacidade total de cerca de 600 MWp no país e ter um portefólio de mais de 1,7 GW de energia solar fotovoltaica no sul da Europa.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
Renováveis responsáveis por 73% do consumo elétrico desde o início do ano
Turbina eólica portuguesa gera energia renovável na sede da Nestlé Portugal
Enjoas a andar de automóvel ou autocarro? Médico partilha dica que pode ajudar